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Tipo: Dissertação
Título: As práticas de apropriação da cultura hip-hop pela juventude soteropolitana: um estudo a partir do lugar
Autor(es): Santos, Célio José dos
Autor(es): Santos, Célio José dos
Abstract: O referido trabalho objetivou realizar um estudo sobre as práticas de apropriação da cultura hip-hop pela juventude soteropolitana, tendo como recorte espacial o bairro do Cabula. Bairro é entendido aqui como lugar, espaço de vivência e da realização do cotidiano. Tratase de uma pesquisa qualitativa sustentada por interpretações; o enfoque epistemológico adotado foi o materialismo dialético, se aproximando em alguns momentos do fenomenológico, como proposto por Serpa (2006). As discussões estão centradas em dois conceitos, o de juventude e o de lugar: para o conceito de juventude nos embasamos nos trabalhos de Sposito (1994, 1997, 2000a, 2000b) e Dayrell (2005, 2003), que consideram a juventude como uma condição e uma representação que variam de acordo com as especificidades culturais, temporais, espaciais e sociais, mostrando, assim, o conceito como algo fluido e dinâmico. Para o conceito de lugar nos sustentamos nos trabalhos dos geógrafos da geografia humanista, Relph (1979), Tuan (1983) e Buttimer (1985) e nos da corrente da geografia crítica Damiani (1999), Santos (2006, 2008a, 2008b, 2008c) e Carlos (2007a e 2007b). Com relação ao hip-hop a pesquisa fundamenta-se nos escritos de Rose (1997) e Hersmann (1997, 2000). Diante da exposição desses autores e de nossas próprias pesquisas em Salvador, podemos concluir que o lugar é importante na apropriação da cultura hip-hop, e como e quanto o lugar contribui/contribuiu na configuração e no conteúdo dessa cultura na cidade contemporânea.
ABSTRACT The objective of the present study was to perform a study of the appropriation of hip-hop culture by the youth of Salvador, with particular reference to the neighborhood of Cabula. Neighborhood is understood in this context as a place, a living space and a realization of everyday life. This is a qualitative study sustained by interpretations; the epistemological approach adopted was dialectical materialism, approaching at times the phenomenological, as proposed by Serpa (2006). The discussions were based on two concepts, of youth, and of place: based for the concept of youth on the work of Sposito (1994, 1997, 2000a, 2000b) and Dayrell (2005, 2003), which considers youth as a condition and a representation that varies according to cultural, temporal, spatial and social specifics, presenting the concept as something fluid and dynamic. For the concept of place, the study was based on the work of the human geographers Relph (1979), Tuan (1983) and Buttimer (1985) and on the current critical geography of Damiani (1999), Santos (2006, 2008a, 2008b, 2008c) and Carlos (2007a and 2007b). In relation to hip-hop the study was based on the writings of Rose (1997) and Hersmann (1997, 2000). With the work of these authors and research conducted in Salvador as part of the present study, it can be concluded that place is important in the appropriation of hip-hop culture, and how and to what extent place contributes to the configuration and content of this culture in the contemporary city.
Palavras-chave: Apropriação
Hip-hop
Juventude
Lugar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19783
Data do documento: 22-Jul-2016
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