Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorBezerra, Agnes Oliveira-
dc.creatorBezerra, Agnes Oliveira-
dc.date.accessioned2016-07-08T18:27:56Z-
dc.date.available2016-07-08T18:27:56Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19666-
dc.description.abstractEntender o cenário da educação contemporânea e os impactos que a incorporação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em processos de ensino-aprendizagem tem causado para ampliação dos espaços de aprendizagem é um desafio, tornando-se cada vez mais necessário refletir sobre quais metodologias e/ou tecnologias são essenciais à formação de professores que atuarão em plataformas digitais (e-learning, b-learning). Essa pesquisa, que tem por objetivo propor a construção de itinerários formativos docentes para usos das TIC que contribuam no processo de convergência entre modalidades presenciais e a distância em Programas de Gestão Social, foi estruturada através das etapas que integram o processo de concepção e elaboração de um Caso de Ensino. Optamos por esse caminho por entendermos que, através da utilização do Caso de Ensino, poderemos fomentar reflexões sobre habilidades e competências que os docentes precisam aprimorar e/ou desenvolver para o uso qualificado das TIC em suas práticas pedagógicas. O Caso de Ensino, produto desse trabalho, direciona-se a professores, estudantes e equipes multidisciplinares interessadas na construção e promoção de programas de formação continuada e, especialmente, na implementação de tecnologias digitais no ensino presencial, modalidades híbridas ou totalmente a distância.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the scenario of contemporary education and the impact that incorporating the usage of Information and Communication Technology in the teaching-learning process has caused to increase opportunities for learning has been a challenge, becoming increasingly necessary to reflect on methodologies which and / or technologies are essential to train teachers who will work in digital environment (e-learning, b-learning) .This research, which aims to propose the construction of training routes for the use of ICT, contributing to the convergence between in-class and distance modalities in the Social Management Program, which was structured through the steps that comprise the process of the design and development of a teaching case. We chose this path because we believe that through the use of teaching cases we can support the reflections on skills and competencies that teachers need to improve and / or develop for qualified usage of ICT in their teaching practices. The teaching case, the product of this work, is designed to teachers, students and multidisciplinary teams interested in building and promoting continuing education programs, and especially the implementation of digital technologies in the classroom learning, hybrid or fully distance modalities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectCaso de Ensinopt_BR
dc.subjectPlataformas Digitaispt_BR
dc.subjectDesign Instrucionalpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectICTpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Casept_BR
dc.subjectDigital platformspt_BR
dc.subjectInstructional Designpt_BR
dc.titleDo giz ao byte: itinerários formativos docente para uso de Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) em programas de gestão socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bezerra, Agnes Oliveira.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.