Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.contributor.authorBezerra, Cecília Oliveira-
dc.creatorBezerra, Cecília Oliveira-
dc.date.accessioned2016-07-05T20:15:53Z-
dc.date.available2016-07-05T20:15:53Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.date.submitted2014-07-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19630-
dc.description.abstractAs práticas de marketing digital e comércio eletrônico podem potencializar a percepção sobre produtos e incentivar o consumo. No campo da gestão social, percebemos um descompasso na velocidade da apropriação destas tecnologias, quando falamos de produtos culturais, em especial, o artesanato brasileiro. Além disso, atuar com e na internet não representa o uso qualificado de tecnologias que priorizem a promoção da identidade cultural. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma tecnologia social, o Website "Artesão Digital", focada na promoção e no fortalecimento da tradição artesanal, a partir do uso das ferramentas do marketing digital e comércio eletrônico, que respeitem e valorizem a identidade cultural dos artesãos brasileiros, além de ensiná-los a dar destaque ao seu trabalho, bem como seus produtos. Propõe-se mecanismos que reforcem o valor da tradição, da identidade e dos fazeres artesanais. A metodologia foi exploratória descritiva, utilizando-se das técnicas de entrevista e análise de documentos. Destaca-se como resultados, o fato de que esta tecnologia social poderá se tornar referência para os artesãos sobre como utilizar as ferramentas disponíveis na internet, na perspectiva de poder ampliar as suas possibilidades de atuação. Como vantagem, observa-se ainda que as ferramentas da Web são de fácil acesso e baixo custo e uma melhor compreensão sobre a sua aplicabilidade pode contribuir para conquista de resultados satisfatórios e compatíveis com a riqueza da identidade cultural dos artesãos brasileiros. Pode ser utilizada em outros campos de atuação da gestão social. Digital marketing and e-commerce practices can boost perception about merchandise and incentive consumption. In the field of social management, it´s seen a mismatch concerning the velocity of appropriation of these technologies by cultural products and especially by the Brazilian handicrafts. Thus, the internet use does not represent the qualified use of technologies that prioritize promoting cultural identity. This research aims at the development of a social technology, the website “Artesão Digital”, focused on the promotion and strengthening of the artisan tradition originated by the use of digital marketing and e-commerce tools that respect and value the cultural identity of Brazilian artisans and that also teach them to highlight their work as well as their products. Mechanisms that reinforce the value of the tradition, identity and artisan doings are here suggested. It was used an exploratory and descriptive methodology based on interview techniques and document analysis. As a result this social technology will hopefully be a reference to artisans when using the available internet tools to broaden the possibilities of their performance. As benefits the web tools can be easily accessed, don’t require high investments and lead to a better comprehension of how their applicability can contribute to satisfactory results that are compatible with the cultural identity of Brazilian artisans. It can also be used in other fields of social management.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectIdentidade Culturalpt_BR
dc.subjectMarketing Digitalpt_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subjecthandicraftpt_BR
dc.subjectcultural identitypt_BR
dc.subjectdigital marketingpt_BR
dc.subjecte-commercept_BR
dc.titleMarketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.contributor.refereesFerreira, Fábio Almeida-
dc.contributor.refereesCorá, Maria Amelia Jundurian-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bezerra, Cecília Oliveira.pdf6,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.