Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19608
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hemangiossarcoma multicentrico canino: relato de caso
Autor(es): Pinto, Marcela Prospero Rodrigues
Autor(es): Pinto, Marcela Prospero Rodrigues
Abstract: O hemangiossarcoma (HSA) é uma neoplasia mesenquimal maligna oriunda do endotélio vascular que possui alto poder metastático. Estudos retrospectivos recentes realizados no Rio Grande do Sul verificaram que, em cães, os HSA representam 3,3% dos tumores de pele e 39% dos sarcomas de tecido mole. O tumor acomete mais frequentemente cães de meia idade em órgãos como baço, pulmão, fígado, peritôneo, rim, encéfalo, pleura e coração. A classificação anatômica dos HSA em relação à multicentralidade ou primário com metástases é ainda bastante controverso entre os patologistas. Os HSA são caracterizados, ao exame histopatológico, principalmente por células ovais a fusiformes formando arranjos vasculares. Objetivou-se com esse trabalho, relatar um caso de um canino que deu entrada no Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal da Bahia e ao exame necroscópico foram identificados múltiplos nódulos de coloração avermelhada que acometiam a pele, tecido subcutâneo, fígado, pâncreas, rim, pulmão, esôfago, coração, cérebro e osso estabelecendo o diagnóstico de hemangiossarcoma multicêntrio canino.
Palavras-chave: Neoplasia
Primário
Cães
Endotélio
CNPq: Medicina Veterinária
País: brasil
Sigla da Instituição: EMEVZ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19608
Data do documento: 29-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Medicina Veterinária (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hemangiossarcoma Multicêntrico Canino - Relato de caso - Marcela Próspero Rodrigues Pinto.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.