Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19599
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização do aglepristone no tratamento da hiperplasia mamária felina: relato de casos
Autor(es): Silva, Francis Brito
Autor(es): Silva, Francis Brito
Abstract: Este trabalho relata a utilização de aglepristone como tratamento da hiperplasia mamária felina em três animais. Esta alteração tem caráter benigno e se caracteriza por um rápido e progressivo crescimento das glândulas mamárias, ocorrido após estímulo hormonal de progesterona, de origem endógena ou exógena. O aglepristone é um bloqueador de receptores de progesterona, utilizado como abortivo, sendo utilizado mais recentemente na terapêutica da hiperplasia mamária. Neste estudo, todas as gatas apresentavam aumento de volume bilateral e envolvimento de todas as glândulas mamárias. As cadeias mamárias tinham notável aumento de volume, consistência firme e sem aderências. A terapêutica foi instituída com aglepristone numa dose de 10mg/kg, via subcutânea, associado a tratamento suporto. Ocorreu uma rápida regressão até o tamanho normal em todos os casos. Após resolução da alteração mamária, indicou-se realização de ovário-salpingo-histerectomia. Este procedimento é importante, pois elimina a principal fonte endógena de progesterona, prevenindo recidivas do processo. A terapêutica com aglepristone teve resultados satisfatórios neste estudo.
Palavras-chave: Glândula mamária
Felinos
Terapia hormonal
Progesterona
CNPq: Medicina Veterinária
País: brasil
Sigla da Instituição: EMEVZ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19599
Data do documento: 29-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação ) - Medicina Veterinária (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilização de aglepristone no tratamento da hiperplasia mamária felina - relato de casos.pdf986,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.