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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19586
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Miranda, Gilberto José | - |
dc.contributor.author | Vicente, Jausson Monteiro | - |
dc.contributor.author | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto José | - |
dc.creator | Vicente, Jausson Monteiro | - |
dc.creator | Freitas, Sheizi Calheira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T14:20:24Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29T14:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 19826486 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19586 | - |
dc.description.abstract | Internacionalmente, a relação e consequências da localização em sala de aula para o aprendizado e desempenho acadêmico discente vêm sendo estudadas com o fito de verificar a necessidade de adoção de estratégias de ensino ou ações voltadas para garantir o melhor aproveitamento da classe como um todo, independentemente da posição ocupada pelos discentes. Por sua vez, estudos brasileiros salientam o estereótipo negativo existente entre os alunos que se posicionam no fundo da sala. Na área contábil, o desempenho discente vem recebendo cada vez mais atenção em estudos científicos no Brasil, entretanto tais pesquisas ainda não enfocaram aspectos relacionados à ocupação do espaço em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo investigar, de forma exploratória, se existe correlação entre o desempenho discente no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e a localização escolhida pelos discentes em sala de aula. Para atingir esse objetivo foram utilizadas duas técnicas estatísticas, Teste t e Regressão Múltipla, em dados coletados a partir de um questionário elaborado para esse fim e aplicado a uma amostra de 102 alunos e egressos de uma instituição de ensino superior brasileira. Os testes revelaram que se sentar mais próximo do docente na sala de aula apresentou uma correlação positiva com o desempenho acadêmico dos discentes, ou seja, a “turma da frente” apresentou melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) que a “turma do fundão”. Esse resultado sugere a necessidade de atenção especial aos alunos que se sentam ao fundo da sala, bem como à formação dos docentes para lidar com essa situação. Além disso, os resultados apontam para a necessidade de realização de pesquisas sobre as causas e consequências para o aprendizado da ocupação dos diferentes espaços da sala de aula pelos discentes dos cursos de Ciências Contábeis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.11606/rco.v8i22.55615 | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Desempenho acadêmico inferior dos alunos do “fundão”: mito ou realidade? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Revista de Contabilidade e Organizações | pt_BR |
dc.identifier.number | 22 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DESEMPENHO ACADÊMICO INFERIOR.pdf | 626,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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