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dc.contributor.authorMiranda, Gilberto José-
dc.contributor.authorVicente, Jausson Monteiro-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorVicente, Jausson Monteiro-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.date.accessioned2016-06-29T14:20:24Z-
dc.date.available2016-06-29T14:20:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn19826486-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19586-
dc.description.abstractInternacionalmente, a relação e consequências da localização em sala de aula para o aprendizado e desempenho acadêmico discente vêm sendo estudadas com o fito de verificar a necessidade de adoção de estratégias de ensino ou ações voltadas para garantir o melhor aproveitamento da classe como um todo, independentemente da posição ocupada pelos discentes. Por sua vez, estudos brasileiros salientam o estereótipo negativo existente entre os alunos que se posicionam no fundo da sala. Na área contábil, o desempenho discente vem recebendo cada vez mais atenção em estudos científicos no Brasil, entretanto tais pesquisas ainda não enfocaram aspectos relacionados à ocupação do espaço em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo investigar, de forma exploratória, se existe correlação entre o desempenho discente no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e a localização escolhida pelos discentes em sala de aula. Para atingir esse objetivo foram utilizadas duas técnicas estatísticas, Teste t e Regressão Múltipla, em dados coletados a partir de um questionário elaborado para esse fim e aplicado a uma amostra de 102 alunos e egressos de uma instituição de ensino superior brasileira. Os testes revelaram que se sentar mais próximo do docente na sala de aula apresentou uma correlação positiva com o desempenho acadêmico dos discentes, ou seja, a “turma da frente” apresentou melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) que a “turma do fundão”. Esse resultado sugere a necessidade de atenção especial aos alunos que se sentam ao fundo da sala, bem como à formação dos docentes para lidar com essa situação. Além disso, os resultados apontam para a necessidade de realização de pesquisas sobre as causas e consequências para o aprendizado da ocupação dos diferentes espaços da sala de aula pelos discentes dos cursos de Ciências Contábeis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.11606/rco.v8i22.55615pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleDesempenho acadêmico inferior dos alunos do “fundão”: mito ou realidade?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRevista de Contabilidade e Organizaçõespt_BR
dc.identifier.number22pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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