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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Zandra Cristina Lima Silva-
dc.contributor.authorMiranda, Gilberto José-
dc.contributor.authorTavares, Marcelo-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.creatorQueiroz, Zandra Cristina Lima Silva-
dc.creatorMiranda, Gilberto José-
dc.creatorTavares, Marcelo-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira-
dc.date.accessioned2016-06-29T14:01:00Z-
dc.date.available2016-06-29T14:01:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn00347183-
dc.identifier.issn21766681 online-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19585-
dc.description.abstractA discussão sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil está cercada de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 12.711/2012, os percentuais de vagas destinadas às cotas sociais e raciais foram regulamentados com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Este estudo tem o propósito de verificar se existem diferenças significativas no desempenho dos alunos ingressantes por meio de programas de cotas, quando comparados aos demais. Como procedimento metodológico, por meio de uma análise quantitativa, realizou-se um estudo descritivo dos coeficientes de rendimento dos alunos ingressantes segundo a modalidade de cota e a área de cada curso. A amostra foi composta por 2.418 alunos, ingressantes nas 78 opções de cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no primeiro semestre de 2013. Os resultados apontaram que entre as modalidades 1, 2, 3 e 4 (modalidades de cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/12) e a ampla concorrência (modalidade 5), não há diferenças estatísticas de rendimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINEPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/339112863pt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectLei nº 12.711/201pt_BR
dc.titleA lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospt_BR
dc.identifier.numberv. 96, n. 243pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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