Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Jussara Borges de-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Cerqueira da-
dc.creatorSilva, Daniel Cerqueira da-
dc.date.accessioned2016-06-20T18:23:09Z-
dc.date.available2016-06-20T18:23:09Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.date.submitted2015-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19539-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo mostrar quais são os impactos sofridos por participantes de um curso de iniciação à Competência em Informação no formato EaD. Além disso, revela qual a visão dos respectivos participantes sobre o curso, trazendo prenúncios sobre como viabilizar um curso de Competência em Informação básico, sem custos diretos, utilizado mão de obra reduzidíssima, carga horária baixa, capaz de elevar o nível de Competência em Informação dos seus participantes. O método adotado para realização da pesquisa foi o experimental e para tanto o estudo contou com 3 grupos aleatórios de 43 voluntários: sendo um grupo experimental e outros dois de controle, totalizando 129 participantes. A pesquisa se desenvolveu em 4 etapas: pesquisa para elaboração do curso; construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem; tutoria e execução do curso; e utilização grupos de controles. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários baseados em cenários, nos quais os participantes da pesquisa tinham suas Competências em Informação testadas antes e depois do procedimento de intervenção,. Também foi utilizado um terceiro questionário de avaliação do curso para que os participantes expusessem suas respectivas opiniões sobre o Curso de Iniciação a Competência em Informação. Os resultados do desenho pré-experimental mostraram, por meio do teste de t de hipóteses, que não houve uma diferença significativa com relação à média do grupo, sendo 6,3 antes do experimento e 6,7 após o experimento, sendo estas médias estatisticamente iguais. No entanto, foram encontradas quantidades expressivas de notas mais altas após o tratamento de intervenção. Nos outros desenhos experimentais todos os índices utilizados nas estatísticas descritivas (moda, mediana, desvio padrão, variância, amplitude) e inclusive a distribuição de frequências, apontaram para a superioridade das notas do grupo experimental em todos os cenários. Por fim, concluiu-se que foi possível desenvolver um formato de Programa de Iniciação a Competência em Informação capaz elevar o nível de Competência em Informação dos seus participantes, resultado este confirmado não só pelas notas dos cursistas, mas também pela visão positiva demonstrada pelos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study has as an objective to show what the impacts are suffered by participants in a course / initiation program in Information Literacy on a distance education format. Besides revealing what is the vision of its participants about the course / program, seeks to bringing predictions on how to facilitate a basic Information Literacy program without direct costs, using very reduced workforce, low workload, capable of raising the level of Information Literacy of their participants. The research was developed in four steps: Research for the preparation of the course; Construction of the Virtual Learning Environment; Mentoring and execution of the course and use of the control groups. Data collection was conducted through questionnaires based on scenarios in which study participants had their skills in information tested before and after the intervention procedure. A third course evaluation questionnaire for participants was also used to expose their own opinions on the Initiation Program on Information Literacy. The results of the pre-experimental design showed, through the T hypothesis test, that there wasn’t difference from the group average being 6.3 before the experiment and 6.7 after the experiment, being these averages statistically equal. However, significant amounts of higher grades were found after treatment intervention. In other experimental designs all indices used in descriptive statistics (mode, median, standard deviation, variance, range) and even the distribution of frequencies, pointed to the superiority of the grades in the experimental group in all scenarios. Finally, we concluded that it was possible to develop a format of an initiation program in Information Literacy , able to raise the level of Information Literacy of its participants, a result confirmed not only by the grades of the course participants, but also by the positive outlook demonstrated by them.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.titleDesenvolvimento da Competência em Informação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma análise de impactospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Cristiane Brito-
dc.contributor.refereesVarela, Aida Varela-
dc.contributor.refereesLima, Jussara Borges de-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Cerqueira Dissertação POS DEFESA 05-01-16.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.