Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19405
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RELAÇÃO DO ESCORE DE CONDIÇÃO AO PARTO E NÚMERO DE PARTOS COM A EXCREÇÃO DE COMPOSTOS NITROGENADOS EM BÚFALAS MURRAH NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO
Abstract: Objetivou-se avaliar a relação do escore de condição ao parto (ECCP) e o número de partos sobre a excreção de compostos nitrogenados em búfalas durante o período de transição e início da lactação. Foram utilizadas 23 búfalas Murrah sendo 12 primíparas (563,0-518,9 kg de peso corporal médio no período pré e pós-parto, respectivamente) e 11 multíparas (674,6-614,1 kg de peso corporal médio no período pré e pós-parto, respectivamente). Os animais foram distribuídos em blocos casualizado e divididos em duas classesde acordo com o ECCP:Classe 1: animais com valores de ECCP compreendidos entre 3,0 e 3,99; Classe 2: animais com valores de ECCP compreendidos entre e 4,0 e 5,0. Foram avaliados também dois grupos de ordens de parição: primíparas e multíparas. Os valores de escore de condição corporal (ECC) eas amostras de leite eurina foram obtidas periodicamentecom intervalos de 7 dias, 28 dias antes do parto (-28,-21, -14 e -7) e 63 dias pós-parto (7,14, 21, 28, 35, 42, 49, 56 e 63), respectivamente. Foram avaliadas as variáveis ECC, nitrogênio uréico no leite (NUL), nitrogênio uréico na urina (NUU), uréia na urina (UU) e o teor de proteína bruta no leite (PB). A classe de ECCP 2 apresentou maiores valores de NUL e % de PB no leite.A classe das búfalas multíparas, por sua vez, embora tenha depositado mais proteína no leite e excretado mais NUL, apresentoumenores valores NUU. O escore de condição corporal e ordem de pariçãoalteraram a excreção de compostos nitrogenados em búfalas Murrah durante o período de transição.
Palavras-chave: Bubalinas leiteiras
Nitrogênio ureico
Ruminantes
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19405
Data do documento: 6-Jun-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Zootecnia (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mauricio Monografia, May 30.pdf978,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.