Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19392
Tipo: Dissertação
Título: Verificação da utilização do Coeficiente B2 para a avaliação dos efeitos da não linearidade geométrica de estruturas em concreto armado
Autor(es): Leal, Mauricio Araújo de Seixas
Autor(es): Leal, Mauricio Araújo de Seixas
Abstract: Em tempos em que a sociedade necessita de edificações cada vez mais altas e esbeltas, em decorrência do aumento exponencial da população, a análise da não linearidade geométrica em estruturas de concreto armado torna-se, quase sempre, indispensável. Normalmente, as estruturas estão submetidas a carregamentos horizontais (ex: Vento) e verticais (ex: peso da edificação), o que ocasiona para as construções mais esbeltas, elevados valores de esforços atuantes no interior das estruturas, assim como, de deslocamentos laterais e de rotações. Visando manter a integridade estrutural, é de extrema importância avaliar o processo que ocorre entre os esforços solicitantes e os deslocamentos. Nesse âmbito, é possível realizar essa avaliação por duas maneiras: a metodologia aproximada ou a metodologia exata. A análise aproximada é realizada através de coeficientes majoradores (Coeficientes B2 e γ_z) que visam se aproximar do comportamento real da estrutura e se caracterizam por realizar suas análises na posição indeformada da edificação. Já a análise exata é moldada por uma formulação matemática exata e abrange a posição deformada da estrutura, assim, não impõe nenhuma restrição para a análise. Essa dissertação se propõe a fazer uma validação da metodologia baseada no Coeficiente B2 (apresentada pela norma NBR 8800:2008) para o uso em construções de concreto armado. Para isso, serão comparados os valores obtidos na análise do Coeficiente B2, com os valores gerados pelo Coeficiente γ_z (já amplamente validado pelo meio acadêmico) e com os valores oriundos do ANSYS (software mundialmente conhecido e que realiza suas análises através da metodologia que torna a estrutura mais condizente com a realidade).
Palavras-chave: Concreto armado
Análise não linear
Coeficiente B2
CNPq: Estruturas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Engenharia de Estruturas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19392
Data do documento: 6-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-MAURICIO LEAL- VERSÃO COM ALTERAÇÕES FINAIS 19_04_16.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.