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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19381
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Apolinário Júnior, Antonio Lopes | - |
dc.contributor.author | Rocha Neto, Liordino dos Santos | - |
dc.creator | Rocha Neto, Liordino dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T23:33:48Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03T23:33:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.date.submitted | 2015-09-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19381 | - |
dc.description.abstract | Estilos não-fotorealistas de renderização (Non-Photorealistic Rendering - NPR) são frequentemente utilizados no domínio de jogos eletrônicos, com o objetivo de enfatizar aspectos do enredo e da fantasia do jogo. Nesses cenários, a presença de elementos da natureza, como água, fogo, fumaça, entre outros, é bastante comum. Tais fenômenos são bastante desafiadores do ponto de vista computacional, visto que envolvem simulações baseadas em leis físicas e renderização em tempo real. Esse trabalho apresenta um método de renderização com visual não-fotorealista aplicado a simulação de água para aplicações interativas e em tempo real, como jogos eletrônicos. O método apresentado recebe como entrada uma simulação de partículas a partir da qual é extraída a superfície do fluido, que em seguida é suavizada. Efeitos ópticos de refração e reflexão, além da geração de espuma e gotículas, adequadas ao visual NPR, conferem um visual natural à água. O método é inteiramente realizado em espaço de tela, e todos os passos são implementados diretamente em GPU. Uma análise empírica foi realizada em um ambiente de simulação física bastante utilizado em motores de jogos comerciais, que inclui suporte a colisões das partículas de água com corpos rígidos. Testes comparativos com outros métodos presentes na literatura demonstram a aplicabilidade da abordagem apresentada | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Renderização não-fotorealista | pt_BR |
dc.subject | renderização em espa ço de tela | pt_BR |
dc.subject | filtro bilateral | pt_BR |
dc.title | Renderização não-fotorealistica de liquidos utilizando filtro bilateral separado iterativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Melo, Vinicius Moreira | - |
dc.contributor.referees | Andrade, Sandro Santos | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGCOMP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Liordino.pdf | 75,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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