Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conservação Adaptativa: Um estudo de caso sobre o Parque da Lagoa das Bateias, Vitória da Conquista – Bahia
Autor(es): Silva, Rita Carolina Spínola Macedo da
Autor(es): Silva, Rita Carolina Spínola Macedo da
Abstract: Dada a importância evidenciada das áreas verdes urbanas e dos recursos hídricos, assim como a discussão com a sociedade em relação a estes, o presente estudo ocorreu a partir da realização de uma oficina de planejamento de projetos de conservação, incluindo um estudo de caso para o Parque da Lagoa das Bateias. Neste estudo, estudantes e professores foram levados a pensar, de forma conjunta, em medidas conservacionistas para a completa reabilitação do mesmo. Para tanto, utilizou-se os Padrões Abertos para a Prática da Conservação (PAPC) como metodologia, assim como o programa associado a ele, o Miradi, para a inserção dos dados. Como resultados desta prática, a oficina ofereceu instrução sobre os PAPC, tanto em relação a sua história, como sobre seus objetivos e qualidades, sendo realizado um estudo de caso com os participantes. Além disso, as discussões, que envolveram o sentido ambiental e social da área escolhida para o estudo, foram satisfatórias e consideradas como um resultado positivo do projeto. Por último, como resultado final teve-se o próprio projeto de conservação realizado durante a oficina. Considera-se no presente trabalho as discussões entre os participantes como umas de suas partes mais proveitosas, tendo em vista que esta foi capaz de desenvolver a aprendizagem de seus integrantes. Além disso, o projeto complementado não apenas colaborou com algumas propostas já sugeridas para áreas similares, como se mostrou relevante, por sua especificidade e delineamento, como a própria metodologia sugere.
Given the evident importance of urban as of green areas and hydric resources, even as discussion in society about these questions, the objective of present study was the holding of a workshop including a case study over a park Lagoa das Bateias. In this study, students and teachers were led to think, jointly, on conservation measures for the complete rehabilitation of this areaFor this we used the Open Standards for the Practice of Conservation (PAPC, in portuguese) as a methodology, as well as the program associated with it, the Miradi, for the insertion of data. As a result the workshop provided instruction on the PAPC, both in relation to its history, as to its goals and qualities, being conducted a case study with participants. In addition, discussions, involving environmental and social senses of the area chosen for the study were satisfactory, being considered as a positive result of the project. The conservation project produced during the workshop is the main final result of the workshop. The discussions among the participants are considered as one of the most profitable parts of the same, given that this developed the understanding of its members. Furthermore, the design not only conccurred with some proposals already suggested for similar areas, but were distinguished as quite specific and thorough as the methodology itself suggests.
Palavras-chave: Padrões Abertos para a Prática da Conservação
Lagoa das Bateias
Estudo de Caso
Projetos de Conservação
CNPq: Biologia da Conservação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19328
Data do documento: 31-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.