Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Vaninha Vieira dos | - |
dc.contributor.author | Falcão, Rodrigo Meneses Porto | - |
dc.creator | Falcão, Rodrigo Meneses Porto | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T14:13:14Z | - |
dc.date.available | 2016-05-25T14:13:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-25 | - |
dc.date.submitted | 2014-08-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19274 | - |
dc.description.abstract | As empresas gastam muito dinheiro em publicidade para aumentar as suas vendas,
entretanto a razão entre o que é investido e o que efetivamente gera vendas é baixa.
Aumentar a utilidade dos anúncios é um desafio constante em publicidade que visa
incrementar o retorno dos investimentos dos anunciantes, reduzir os desperdícios e elevar suas receitas. Publicidade ubíqua é o nome dado ao emprego de técnicas de computação ubíqua para solucionar problemas na área de publicidade, e um dos aspectos mais
importantes de computação ubíqua é sensibilidade ao contexto. Cupons de desconto são uma forma de propaganda bastante popular. Estudos indicam que elementos contextuais
(e.g. distância entre o consumidor e a loja, valor do desconto) influenciam a utilidade de cupons físicos (medida pela taxa de resgate) e que há sinergia entre eles. Esta pesquisa objetiva avaliar a influência do uso de contexto na utilidade de cupons de
desconto para restaurantes de fast food distribuídos através de smartphones. Para
isto, foi realizada, de forma incremental, a modelagem do contexto, partindo de um
levantamento dos elementos contextuais do domínio. Este levantamento foi revisado e em seguida submetido à opinião de consumidores reais, que avaliaram a relevância de cada elemento contextual, apontaram novos elementos e apresentaram relações relevantes entre eles. A identificação dos elementos contextuais, suas relevâncias e suas relações deram origem a uma representação de contexto que foi chamada de Modelo de Sinergia Contextual. A partir da modelagem, foram realizadas três avaliações experimentais:
primeiro, um estudo preliminar de sete dias com cinco voluntários, que instalaram
protótipos em seus smartphones para perceberem os cupons; depois, um experimento invivo de trinta dias com dez participantes, através do uso de protótipos; e, finalmente, um experimento in virtuo com setenta participantes, realizado por meio de uma aplicação web. Este experimento final permitiu concluir que o uso de contexto aumenta a taxa de resgate de cupons de desconto no domínio investigado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | computação sensível a contexto | pt_BR |
dc.subject | modelagem contextual | pt_BR |
dc.subject | publicidade ubíqua | pt_BR |
dc.subject | engenharia de software experimental | pt_BR |
dc.subject | cupom de desconto | pt_BR |
dc.title | Modelagem e Avaliação da Influência de Contexto na Utilidade de Cupons de Desconto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mendonça Neto, Manoel Gomes de | - |
dc.contributor.referees | Spínola, Rodrigo Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGCOMP)
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