Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19000
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação médica na UFSB: II. O desafio da profissionalização no regime de ciclos
Título(s) alternativo(s): Rev. Bras. Educ. Médica
Autor(es): Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Lopes, Antonio Alberto da Silva
Santana, Luciana Alaíde Alves
Santos, Vanessa Prado dos
Coutinho, Denise
Cardoso, Antonio José Costa
Loureiro, Sebastião
Autor(es): Almeida Filho, Naomar Monteiro de
Lopes, Antonio Alberto da Silva
Santana, Luciana Alaíde Alves
Santos, Vanessa Prado dos
Coutinho, Denise
Cardoso, Antonio José Costa
Loureiro, Sebastião
Abstract: Este é o segundo artigo de uma série que apresenta estrutura curricular e modelo pedagógico do curso de Medicina em implantação na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que adota um regime de dois ciclos de formação, integralmente realizado nos contextos de prática do Sistema Único de Saúde. Para isso, apresentam-se resumidamente perfil e competências dos egressos, introduzindo a estrutura curricular do segundo ciclo do curso e destacando sua aderência ao marco legal vigente. Em seguida, destacam-se os blocos temáticos do eixo de formação técnico-científica, com organização de conteúdos em ciclos de vida, visando superar o modelo que fragmenta o sujeito humano em sistemas, órgãos e patologias. Aborda-se ainda o eixo de práticas, composto por estágios supervisionados em todos os níveis de atenção da rede SUS, destacando a Atenção Primária em Saúde, que perpassa todo o segundo ciclo de formação. Por último, discutem-se impacto e efeitos dessa reestruturação da educação superior no sentido da convergência entre modelos formativos de profissionais de saúde e necessidades de saúde da população.
Palavras-chave: Educação Médica
Universidades
Estudos sobre Interdisciplinaridade
Currículo
Medical Education
University
Studies about Interdisciplinary
Curriculum
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19000
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Per nac. Naomar de Almeida. 2015.pdf237,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.