Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18971
Tipo: Dissertação
Título: Frequência de bacteremia em pacientes pediátricos após a implementação da vacina pneumocócica conjugada 10-valente
Autor(es): Vilas Boas, Caroline Campos
Autor(es): Vilas Boas, Caroline Campos
Abstract: Introdução: Bacteremia significa a presença de bactérias circulantes no sangue, sendo considerada uma situação grave. O quadro pode se iniciar com febre, devendo o médico diferenciar entre os pródromos de doença benigna autolimitada e de uma doença bacteriana grave. Objetivo: Estimar a freqüência de bacteremia em pacientes pediátricos da comunidade, em Salvador, após a implementação universal da vacina pneumocócica conjugada 10-valente. Métodos: Estudo de corte transversal retrospectivo realizado no serviço de Pediatria do Complexo Hospital Professor Edgard Santos, entre 11/abril/2011 e 10/abril/2012. Identificamos, no livro de registro do laboratório de bacteriologia, todos os pacientes com idade 18 anos que tiveram hemocultura coletada no momento inicial do atendimento. Após revisão dos respectivos prontuários, quando foram coletados dados clínicos e demográficos, foram incluídos os casos procedentes da comunidade. Resultados: Foram eleitos 570 pacientes, cuja idade variou entre 12 dias e 18 anos, mediana 2 anos, sendo que 52,6% eram do sexo masculino. Havia 8 (1,4%) pacientes com idade menor ou igual a 28 dias (recémnascidos), 41 (7,2%) com idade entre 29 e 90 dias (pequenos lactentes), 295 (51,8%) com idade entre 3 e 36 meses e 226 (39,6%) com idade maior que 36 meses. A hemocultura foi positiva em 22 (3,8%) casos, sendo Streptococcus pneumoniae (n=3; 0,5%) a bactéria patogênica mais frequentemente isolada. As demais bactérias isoladas foram: Haemophilus (n=2; 0,4%), meningococo, Estreptococos viridans, Streptococcus agalactiaee e Acinetobacter baumanii (n=1; 0,2% cada). Dois casos de bacteremia pneumocócica pertenciam a faixa etária entre 3 e 36 meses e um caso tinha mais de 36 meses de vida, o que significa 0,7% de bacteremia pneumocócica no primeiro grupo e 0,4% de bacteremia pneumocócica no segundo grupo. Conclusão: A frequência de bacteremia pneumocócica foi inferior a descrita na literatura na era anterior a vacina pneumocócica conjugada 10-valente.
Palavras-chave: Bacteriemia
Streptococcus pnemoniae
Pediatria
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18971
Data do documento: 27-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Med_ Caroline Campos Vilas Boas.pdf733,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.