Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinto, Isabela Cardoso de Matos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Jussara Cargnin | - |
dc.creator | Ferreira, Jussara Cargnin | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T12:10:25Z | - |
dc.date.available | 2016-04-18T12:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2014-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18863 | - |
dc.description.abstract | A crescente valorização da qualificação profissional frente às novas exigências do
desempenho laboral da sociedade contemporânea traz como consequência intenso
investimento em ações educacionais, induzindo, dessa forma, à realização de
estudos que possibilitem aferir os resultados delas decorrentes. Este estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica de egressos, os efeitos profissionais de dois
Cursos de Especialização em Gestão de Hemocentros desenvolvidos por iniciativa
do Ministério da Saúde nos anos de 2011 e 2012, sob a coordenação pedagógica da
Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz, tendo como grupo alvo a força
de trabalho da Hemorrede Pública Nacional atuante em funções estratégicas e
intermediárias. Ainda, identificar as condições de suporte organizacional oferecidas aos alunos egressos, antes, durante e no contexto institucional pós-curso. Caracterizou-se como um estudo de caso, exploratório, descritivo e analítico, de natureza quali-quanti. Os resultados foram obtidos por meio de questionários semiestruturados
aplicados por meio eletrônico, acrescidos de perguntas abertas. Em um
universo de 66 egressos, obteve-se 89,39% de retorno. Os dados qualitativos foram
tratados por meio de análise de conteúdo e a consolidação dos dados quantitativos,
mediante frequências simples, frequências relativas, porcentagens e médias. Os
resultados da avaliação nos níveis de impacto em termos de amplitude e
profundidade apontaram para a contribuição do curso no que diz respeito à
formação de profissionais para o uso dos instrumentos de gestão e, ao mesmo
tempo, à indução do desenvolvimento qualitativo de aspectos atitudinais nos alunos egressos. Destacou-se no escopo da discussão a percepção do desenvolvimento
humano decorrente do curso, pertinente à troca de experiências e às metodologias
ativas adotadas. Ainda, a influência dele acerca de mudanças organizacionais. O
produto referente ao suporte organizacional, psicossocial e material indicou a percepção de pouco apoio; entretanto, mostrou maior nível de apoio antes e durante o evento, em razão do suporte em menor proporção no contexto organizacional póscurso. Partindo das evidências encontradas, conclui-se que os cursos realizados contribuíram para a melhoria da prática profissional em gestão, indicando sua continuidade e aperfeiçoamento, além de indicar a necessidade do desenvolvimento de estratégias de suporte organizacional, visando fomentar maiores níveis de efeitos
dos cursos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Perfil de Egressos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Efeitos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Programas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Suporte Organizacional | pt_BR |
dc.title | Efeitos profissionais associados a Cursos de Especialização em Gestão de Hemocentros: um estudo sobre a percepção dos egressos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Abbad, Gardenia da Silva | - |
dc.contributor.referees | Menezes, Ana Angelica Ribeiro de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva-ISC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
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