https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18853
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bejarano, Nelson Rui Ribas | - |
dc.contributor.author | Castro, Darcy Ribeiro de | - |
dc.creator | Castro, Darcy Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T13:02:57Z | - |
dc.date.available | 2016-04-15T13:02:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18853 | - |
dc.description.abstract | O trabalho intitulado “Estudo de Conceitos de Seres Vivos nas Séries Iniciais” foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC, no período de 2009 e 2010. Trata-se de um estudo com crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Usamos, neste trabalho, como referenciais teóricos principais, a Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e o Conhecimento Biológico da Criança. O primeiro considera as fases do desenvolvimento da criança e as contribuições destas para diferenciação entre os conceitos espontâneos e científicos. O segundo discorre sobre os conceitos alternativos e escolares da criança em relação aos aspectos de tamanho e funções vitais de seres vivos. Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a compreensão/conhecimento das crianças das Séries Iniciais sobre os conceitos de seres vivos (tamanho e funções vitais). Realizamos a coleta de dados, tendo em vista a construção do conhecimento científico do mundo social, com base na orientação do método dialético e da pesquisa qualitativa no âmbito geral. Usamos as técnicas de observação e entrevista estruturada e semi-estruturada. Analisamos os dados, de forma comparativa, considerando a prática inicial dos conteúdos (conhecimentos prévios dos alunos), a teorização (conceitos científicos ensinados pelas professoras) e prática social final dos conteúdos (aulas do pesquisador). Em relação dos conceitos espontâneos e científicos abordados em sala de aula, percebemos que os estudantes apresentaram pouco ou nenhum conhecimento espontâneo para interagir com o conhecimento escolar (utilidade dos microorganismos e interação/processos envolvidos nas funções vitais de plantas e animais). Por outro lado, eles mostraram, de maneira isolada, muito conhecimento espontâneo e pouco conhecimento escolar (tamanho de microorganismos, funções vitais de animais e plantas). Constatamos, enfim, indícios de interações sistêmicas/processos nos vegetais e animais em proporção ao aumento da idade das crianças, bem como a ampliação dos conhecimentos espontâneos e escolares, a partir da intervenção do pesquisador. Elaboramos, com base na presente pesquisa, um planejamento de ensino de Ciências para o Curso Fundamental I no qual consideramos os conhecimentos espontâneos dos estudantes da COOPEC, experimentos e atividades de ensino, visando contribuir para o desenvolvimento conceitual deles e para formação complementar dos professores da referida escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Séries Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Conceitos espontâneos | pt_BR |
dc.subject | Conceitos científicos | pt_BR |
dc.subject | Microorganismo | pt_BR |
dc.subject | Plantas | pt_BR |
dc.subject | Animais | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.title | Estudo de conceitos de seres vivos nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida, Maria José Pereira Monteiro de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Rejâne Maria Lira da | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.