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dc.contributor.advisorSouza, Maria Carmem Jacob de-
dc.contributor.authorAneas, Tatiana Guenaga-
dc.creatorAneas, Tatiana Guenaga-
dc.date.accessioned2016-04-12T11:23:13Z-
dc.date.available2016-04-12T11:23:13Z-
dc.date.issued2016-04-12-
dc.date.submitted2016-03-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18838-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central analisar as dimensões autoral e estilística de filmes publicitários considerando seu aspecto imanente, sua composição poética, assim como as condições sociais de criação, produção e reconhecimento destes filmes nas quais operam seus realizadores. Para tanto, buscamos construir uma perspectiva que articule um olhar sobre os programas de efeitos dos filmes e sobre maneira como sua composição específica mobiliza seu espectador, com base na Poética do Filme (Gomes, 1996, 2004a, 2004b); a sociologia dos produtores culturais, presente em Bourdieu (1996), que nos permite entrever como a posição ocupada pelos criadores no campo do filme publicitário influencia suas possibilidades de criação e suas decisões estilísticas; e a noção de estilo em Bordwell (2008), que nos convoca a observar de que maneira as escolhas dos criadores estão presente nestas obras e como se relacionam com outros cânones do campo. Partimos da ideia de que o processo de criação de um filme publicitário está atravessado por três instâncias distintas, a saber, a agência publicitária, a produtora audiovisual e a empresa anunciante, e trabalhamos com a hipótese de que a análise do estilo de um filme publicitário demanda a compreensão das relações de poder que se estabelecem entre estas três instâncias, que a cada caso resulta em um arranjo autoral específico, por sua vez observável como marcas estilísticas nos filmes. Consideramos ainda, nesta análise, as relações entre o estilo das obras, o capital simbólico acumulado das instâncias autorais e seu processo de consagração no interior do campo, sobretudo através das premiações, tomando como locus de observação principal o Cannes Lions Festival. Neste processo, localizamos o lugar de autoria que cabe a cada uma das instâncias que participam da criação e produção dos filmes. No intuito de demonstrar o ponto de vista que se pretendeu construir, analisamos dois filmes publicitários criados pela agência brasileira AlmapBBDO para a Volkswagen do Brasil, reconhecidos com prêmios importantes em Cannes e outras instâncias de consagração: “Cachorro-peixe” (2009), produzido pela Rebolucion, da Argentina; e “Últimos Desejos da Kombi” (2014), produzido pela Spray Filmes, do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfilme publicitáriopt_BR
dc.subjectanálise poéticapt_BR
dc.subjectestilopt_BR
dc.subjectautoriapt_BR
dc.subjectcampo de produçãopt_BR
dc.subjectpublicidade brasileirapt_BR
dc.subjectAlmapBBDOpt_BR
dc.subjectVolkswagenpt_BR
dc.subjectCannes Lions Festivalpt_BR
dc.titleEstilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGomes, Wilson da Silva-
dc.contributor.refereesJesus, Guilherme Maia de-
dc.contributor.refereesBarreto, Rodrigo Ribeiro-
dc.contributor.refereesRossini, Miriam de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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