Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Carmem Jacob de | - |
dc.contributor.author | Aneas, Tatiana Guenaga | - |
dc.creator | Aneas, Tatiana Guenaga | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-12T11:23:13Z | - |
dc.date.available | 2016-04-12T11:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-12 | - |
dc.date.submitted | 2016-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18838 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as dimensões autoral e estilística de filmes publicitários considerando seu aspecto imanente, sua composição poética, assim como as condições sociais de criação, produção e reconhecimento destes filmes nas quais operam seus realizadores. Para tanto, buscamos construir uma perspectiva que articule um olhar sobre os programas de efeitos dos filmes e sobre maneira como sua composição específica mobiliza seu espectador, com base na Poética do Filme (Gomes, 1996, 2004a, 2004b); a sociologia dos produtores culturais, presente em Bourdieu (1996), que nos permite entrever como a posição ocupada pelos criadores no campo do filme publicitário influencia suas possibilidades de criação e suas decisões estilísticas; e a noção de estilo em Bordwell (2008), que nos convoca a observar de que maneira as escolhas dos criadores estão presente nestas obras e como se relacionam com outros cânones do campo. Partimos da ideia de que o processo de criação de um filme publicitário está atravessado por três instâncias distintas, a saber, a agência publicitária, a produtora audiovisual e a empresa anunciante, e trabalhamos com a hipótese de que a análise do estilo de um filme publicitário demanda a compreensão das relações de poder que se estabelecem entre estas três instâncias, que a cada caso resulta em um arranjo autoral específico, por sua vez observável como marcas estilísticas nos filmes. Consideramos ainda, nesta análise, as relações entre o estilo das obras, o capital simbólico acumulado das instâncias autorais e seu processo de consagração no interior do campo, sobretudo através das premiações, tomando como locus de observação principal o Cannes Lions Festival. Neste processo, localizamos o lugar de autoria que cabe a cada uma das instâncias que participam da criação e produção dos filmes. No intuito de demonstrar o ponto de vista que se pretendeu construir, analisamos dois filmes publicitários criados pela agência brasileira AlmapBBDO para a Volkswagen do Brasil, reconhecidos com prêmios importantes em Cannes e outras instâncias de consagração: “Cachorro-peixe” (2009), produzido pela Rebolucion, da Argentina; e “Últimos Desejos da Kombi” (2014), produzido pela Spray Filmes, do Brasil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | filme publicitário | pt_BR |
dc.subject | análise poética | pt_BR |
dc.subject | estilo | pt_BR |
dc.subject | autoria | pt_BR |
dc.subject | campo de produção | pt_BR |
dc.subject | publicidade brasileira | pt_BR |
dc.subject | AlmapBBDO | pt_BR |
dc.subject | Volkswagen | pt_BR |
dc.subject | Cannes Lions Festival | pt_BR |
dc.title | Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gomes, Wilson da Silva | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Guilherme Maia de | - |
dc.contributor.referees | Barreto, Rodrigo Ribeiro | - |
dc.contributor.referees | Rossini, Miriam de Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_TatianaAneas.pdf | 20,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.