Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, José Cláudio Alves de-
dc.contributor.authorSilva, Genivalda Cândido da-
dc.creatorSilva, Genivalda Cândido da-
dc.date.accessioned2016-04-08T17:48:02Z-
dc.date.available2016-04-08T17:48:02Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.date.submitted2015-11-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18830-
dc.description.abstractA pesquisa intitulada de “Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, Salvador, Bahia”, teve como objetivo realizar um breve panorama histórico a partir do período que abrange a chegada de Theodózio Rodrigues de Faria a Salvador, e o surgimento do Santuário do Bomfim, que transcorreu no século XVIII, especificamente nos anos de 1740 até 1770. Tendo como foco primeiro no contexto histórico, mudanças sociais, urbanas, econômico-social que corroboraram de certa forma para a construção da Basílica do Bomfim. Em Segundo momento procuramos tecer uma ligação aos itens que contribuíram para toda a discussão presente nos referidos ambientes, como a religiosidade, a estética, o espaço e a comunicação. Itens estes primordiais no desenvolvimento das análises realizadas. A pesquisa também objetivou analisar como as práticas ex-votivas, presentes nos dois espaços, se vinculou à cultura popular dos pagadores de promessa, inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos, local onde não é permitido ao crente, a colocação de ex-votos. Assim, então, se fez necessário a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular, e a retratação do ex-voto como um documento integrante do patrimônio cultural do Santuário do Bomfim. The research titled "Approaches and discussions on the museum space, the patrimonial and cultural communication in a comparative study of museum or room of miracles in Bomfim Church in Salvador, Bahia", aimed to make a brief historical overview from the period covers the arrival of Theodózio Rodriguez de Faria from Salvador, and the emergence of the Sanctuary of Bomfim, which takes place in the eighteenth century, specifically the years between 1740 to 1770. With the first focus social, urban changes, the historical context, economic and social that corroborated in a way for the construction of Bomfim's Cathedral. Weaving a link to items that corroborate all this discussion in these environments, such as religion, aesthetics, space and communication. These primary items in the development of the analysis. A priori the project aimed to analyze how former votive practices, present in the Sanctuary of Bomfim, is linked to the popular culture of the promise of paying inherent social classes who freely move around the miracles of room, and the former votive objects that are museographic in Ex-votos of the Museum, which is not allowed, by the believer, the placement of exvotos. So, then, if the interpretation and elucidation of new dimensions and cultural meanings of art and popular religiosity was necessary, and the retraction of the ex-votos as an integral document of the cultural heritage of the Sanctuary of Bomfim.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEx-votospt_BR
dc.subjectSala de milagrespt_BR
dc.subjectMuseu dos ex-votospt_BR
dc.subjectPatrimonializaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSantuário do Senhor do Bomfim.pt_BR
dc.subjectRoom of Miraclespt_BR
dc.subjectMuseum of ex-votospt_BR
dc.subjectPatrimonializationpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectSanctuary of the lord of Bomfim.pt_BR
dc.titleAbordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre o museu e a sala de milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFlexor, Maria Helena Matue Ochi-
dc.contributor.refereesSantos, Gilson Magnos dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Museologiapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSEU-FFCHpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGMUSEU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Genivalda Cândido.pdf13,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.