Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLadeira, Rodrigo-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Marcos Reis-
dc.creatorAlbuquerque, Marcos Reis-
dc.date.accessioned2016-03-22T21:35:58Z-
dc.date.available2016-03-22T21:35:58Z-
dc.date.issued2016-03-22-
dc.date.submitted2015-07-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18766-
dc.description.abstractEste estudo tem caráter exploratório, multicaso, tendo sido escolhido o método qualitativo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante. O objetivo desta dissertação foi estudar os conflitos no relacionamento entre Franqueadores e Franqueados soteropolitanos, nas áreas de alimentação, vestuário e acessórios pessoais e calçados. A escolha de tais segmentos se deve não somente por sua representativa participação na geração de valor para o varejo, mas por concentrar grande número de empresas, inclusive de empresas associadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising. A partir da identificação dos pontos mais importantes do conflito entre Franqueadores e Franqueados – como perfil do candidato, recursos financeiros, ponto comercial e comunicação –, avaliamos as práticas adotadas para minimizar o impacto dos conflitos, além de propormos uma contribuição para a estabilização dessa convivência. A relação entre as duas partes, apesar de contratual e legal, está sempre sendo avaliada por esses atores, ficando evidenciado que os aspectos financeiros são os mais relevantes, já que tanto para o Franqueador como para o Franqueado, no final, o sucesso está associado ao resultado financeiro do desempenho do empreendimento. As entrevistas semiestruturadas e a observação participante nos permitiram constatar os postulados das Teorias da Agência e da Escassez de Recursos. A análise documental mostrou a preocupação dos Franqueadores em seguir o que determina a legislação, tanto para os Contratos quanto para a COF – Circular de Oferta de Franquia. Tendo sido confirmados os fatores de assimetria, propomos formas de minimização dos conflitos nas relações do sistema de franchising.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study is exploratory, multicase and was chosen the qualitative method, with the application of semi-structured interviews, document analysis and participant observation. The aim of this work was to study the conflicts in the relationship between franchisors and franchisees soteropolitanos in feeding areas, clothing and personal accessories and shoes. The choice of food segments, clothing and personal accessories and shoes, one should not only by their representative participation in generating value for retailers but also for concentrating large number of companies, including companies associated with ABF – Brazilian Franchising Association. From the identification of the most important points of conflict between franchisors and franchisees – candidate profile, financial, commercial and communication point –, we evaluated the practices adopted to minimize the impact of conflict and the contribution in stabilizing this relationship. The relationship between these two parties, although contractual and legal, is always being evaluated, becoming evident that the financial aspects are the most relevant. So much for the franchisor as for the franchisee, in the end, success is associated with the positive financial result of the enterprise's performance. Found in semi-structured interviews and participant observation the postulates of the theories of the Agency and Resource Shortage. The documentary analysis found the concern of franchisors to follow what determines the law for both contracts and for the COF - Franchise Offering Circular. From the confirmations of asymmetry factors, we propose ways to minimize conflicts in relations franchising system.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectFranchisingpt_BR
dc.subjectTeoria da Agênciapt_BR
dc.subjectTeoria da Escassez de Recursospt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectConflictpt_BR
dc.subjectFranchisingpt_BR
dc.subjectAgency Theorypt_BR
dc.subjectTheory of Resource Shortagept_BR
dc.titleRelacionamento entre franqueadores e franqueados soteropolitanos nas áreas de alimentação, vestuário e acessórios pessoais e calçadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLadeira, Rodrigo-
dc.contributor.refereesRodriguez, Vanessa Brasil Campos-
dc.contributor.refereesSoares Júnior, Jair Sampaio-
dc.publisher.departamentUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Reis Albuquerque.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.