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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, George Marconi de Araújo-
dc.contributor.authorCarianha, Antônio Marcos Lopez Fernandez-
dc.creatorCarianha, Antônio Marcos Lopez Fernandez-
dc.date.accessioned2016-03-17T15:46:28Z-
dc.date.available2016-03-17T15:46:28Z-
dc.date.issued2016-03-17-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18739-
dc.description.abstractAs redes veiculares consistem em sistemas de comunicação que possibilitam que nos veiculares possam interagir entre si e com uma infraestrutura de suporte existente ao longo do caminho percorrido por estes. Exemplos de possíveis aplicações para estas redes incluem prevenção de colisões e difusão de informações sobre condições de trafego e da pista. Um dos principais desafios para sua adoção em larga escala e garantir a privacidade de informações particulares dos seus usuários, tais como identidade do motorista, dinâmica de seus automóveis e percurso realizado rotineiramente. A ausência da garantia de privacidade pode inibir a participação dos usuários em redes veiculares, resultando no fracasso da implantação destas.Para proteger a privacidade de localização do usuário, este deve permanecer anonimo e não-rastreável durante seu percurso. Soluções recentes asseguram privacidade de localização por meio de “mix-zones”, regiões onde um no veicular pode mudar sua identidade anonima temporária (pseudônimo) sem ser rastreado. Embora as mix-zones evitem ataques provindos de fora da rede de comunicação veicular, elas são vulneráveis a ataques internos, pois dentro de uma mix-zone as mensagens são codificadas por meio de uma chave secreta de grupo. Para tratar de tal vulnerabilidade, este trabalho propõe novos mecanismos, de modo a contribuir para aumentar o nível de privacidade de localização proporcionado por tais regiões. Através da realização de simulações minuciosas, a abordagem proposta é avaliada e comparada a soluções existentes. Os resultados mostram que a solução proposta é viável e fornece maior nível de privacidade de localização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de comunicaçãopt_BR
dc.subjectPrivacidade - usuáriospt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectMix-Zonept_BR
dc.titleUma abordagem para aumentar a privacidade de localização assegurada por mix-zones em redes veiculadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBarreto, Luciano Porto-
dc.contributor.refereesLima, George Marconi de Araújo-
dc.contributor.refereesBarreto, Luciano Porto-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia. Escola Politécnica/Instituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programMecatrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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