Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.authorReis, Leidiane Santos dos-
dc.creatorReis, Leidiane Santos dos-
dc.date.accessioned2016-03-14T20:33:12Z-
dc.date.available2016-03-14T20:33:12Z-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.date.submitted2014-08-22-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18732-
dc.description.abstractA sociedade da informação no Brasil vem trazendo cada vez mais a inserção das tecnologias de informação e comunicação no contexto social, político e econômico. Essas tecnologias contribuem constantemente com a sociedade contemporânea e do mesmo modo que elas são modificadas pela sociedade, a sociedade é modificada por elas. Com a criação e desenvolvimento das universidades no Brasil, a biblioteca universitária se tornou um elemento primordial na disseminação da informação e do conhecimento científico, especialmente para a comunidade acadêmica e, nesse contexto, se beneficia do uso internet para dinamizar sua atuação. A questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa consubstanciou-se no seguinte enunciado: os serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias brasileiras estão acordes ao que as TIC oferecem para otimizar o desempenho das instituições? Para responder a essa questão foi estabelecido como objetivo geral conhecer a disponibilidade dos serviços on-line oferecidos pelas bibliotecas universitárias brasileiras e sua relação com o nível de desenvolvimento das respectivas IES. Para cumprir os objetivos estabelecidos, adotou-se o método de estudo de múltiplos casos. A pesquisa se enquadrou no nível exploratório - descritivo e teve como base as abordagens quantitativa e qualitativa. A contextualização teórica e histórica foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, em fontes impressas e eletrônicas, para encontrar fundamentos que sustentassem a convicção quanto à necessidade de atualização da biblioteca universitária. Logo, procedeu-se à identificação das universidades federais existentes nas capitais brasileiras, posteriormente, ao levantamento dos serviços virtuais e on-line ofertados por elas. E a seguir a identificação da coincidência da presença dessas universidades em rankings internacionais com sua respectiva oferta de serviços on-line. Os resultados evidenciaram que as universidades federais da região Norte ainda estão em processo inicial na disponibilização de produtos e serviços on-line. Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, a oferta de serviços é mais ampla e atual, o que atende em parte ao que as TIC oferecem, contudo apesar de disponibilizarem determinados serviços, constata-se que ainda há o que melhorar.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The information society in Brazil is bringing more and more integration of information and communication technologies in social, political and economic context. These technologies contribute constantly with contemporary society and likewise they are modified by society, society is changed by them. With the creation and development of universities in Brazil, the university library has become a key element in the dissemination of information and scientific knowledge, especially for the academic community and, in this context, benefits of internet use to streamline its operations. The question that guided the development of the research embodied in the following statement: the services offered by Brazilian university libraries are the chords that ICT offers to optimize the performance of the institutions? To answer this question was established as a general objective to know the availability of the on-line services offered by Brazilian university libraries and its relationship with the level of development of their IES. To accomplish the goals set, we adopted the method of multiple case study. The research is framed in exploratory level - descriptive and was based on quantitative and qualitative approaches. The theoretical and historical contextualization was done through literature and desk research, print and electronic sources to find foundations that sustain the conviction on the need to update the university library. Therefore, we proceeded to identify the existing federal universities in Brazil's capital, later, the survey of virtual and on-line services offered by them. And then the identification of coincidence of the presence of these universities in international rankings in their respective offering on-line services. The results showed that the federal universities of the Northern region are still in the initial process in the provision of products and services on-line. In the Midwest, Northeast, Southeast and South, the supply of services is broader and present, which serves in part to ICTs offer, yet despite available certain services, it appears that there is still room for improvement.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectServiços on-line - disponibilidadept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçao e comunicaçaopt_BR
dc.subjectUniversity librarypt_BR
dc.subjectOn-line services - availabilitypt_BR
dc.subjectInformation technology and Communicationpt_BR
dc.titleServiços on-line em bibliotecas universitárias federais brasileiras: estudo da disponibilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.refereesVillalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.refereesCeravolo, Suely Moraes-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/ICIpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Leidiane Reis 2014.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.