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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pitombo, Cira Souza | - |
dc.contributor.author | Costa, Aline Schindler Gomes da | - |
dc.creator | Costa, Aline Schindler Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T14:36:36Z | - |
dc.date.available | 2016-03-10T14:36:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-10 | - |
dc.date.submitted | 2013-05-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18709 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe um método para estimação, através de geoestatística, da probabilidade da escolha dos modos de transporte particular motorizado, público e não motorizado, tanto em coordenadas conhecidas, quanto em coordenadas desconhecidas. Inicialmente foi aplicada a técnica de Árvore de Decisão (AD), com a finalidade de estimar a probabilidade de escolha do modo em domicílios pesquisados e determinar a variável numérica a ser krigada. A aplicação da técnica de Análise Espacial de dados (geoestatística – krigagem ordinária) é realizada através das probabilidades de escolha modal obtidas pela AD, possibilitando a estimação das probabilidades da escolha modal em domicílios não amostrados na pesquisa. Os dados utilizados foram da Pesquisa Origem-Destino e da Pesquisa de Opinião sobre avaliação do transporte público, realizadas conjuntamente em 2007/2008 na cidade de São Carlos (SP). Neste trabalho, foi utilizada uma amostra desagregada de 1.216 domicílios georreferenciados, com 22 variáveis qualitativas e 4 quantitativas. Através da krigagem, foi possível estimar a probabilidade de escolha do modo em até 5.048 mil novas células desconhecidas. Os resultados da validação cruzada foram razoáveis em termos de erros da estimação, variância dos erros e percentual de acertos, no entanto não foram tão bons quanto esperado, considerando coeficiente de correlação entre valores observados e estimados. Além disto, observou-se uma tendência ao aumento da probabilidade do uso do automóvel do centro (bairros com população de menor poder aquisitivo) para a periferia (bairros de maior renda) numa área analisada (Santa Felícia e diversos conjuntos habitacionais). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geodésia | pt_BR |
dc.subject | Análise modal | pt_BR |
dc.subject | Análise espacial (Estatística) | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.title | Proposta de um método para estimação de escolha modal através da geoestatística. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Salgueiro, Ana Rita | - |
dc.contributor.referees | Pitombo, Cira Souza | - |
dc.contributor.referees | Salgueiro, Ana Rita Gonçalves Neves Lopes | - |
dc.contributor.referees | Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Antônio Nelson Rodrigues da | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Ambiental Urbana | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (MEAU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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