Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18707
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepções sobre o Recôncavo da Baía de todos -os -Santos e suas identidade microrregiões
Autor(es): Brito, Ronan Rebouças Caires de
Autor(es): Brito, Ronan Rebouças Caires de
Abstract: Neste artigo, o que está em jogo é a minha percepção direta, uma abordagem fenomenológica, na qual não importam os números nem as estatísticas, nem tampouco os planos e projetos que incidem ou fazem parte dos planejamentos futuros para a área da Baía de Todos-os-Santos. As conjunturas políticas regionais ficaram fora do escopo desse estudo. Começo a narrativa pela própria costa oeste de Salvador, aquela voltada para o poente, que de tanto os arquitetos, urbanistas e sociólogos chamarem de Subúrbio Ferroviário, cristalizou-se essa denominação perversa que significa uma sub-urbis, uma cidade menor, inferior. A Avenida Afrânio Peixoto é mais conhecida por Avenida Suburbana. Mas felizmente, a subjetividade dos moradores dessa área está blindada, e quando perguntados onde moram, dizem, Coutos Escada, Plataforma, Periperi etc. e nunca nos subúrbios. Prefiro chamar essas zonas de periferias, levando em conta mais uma conotação geográfica do que sócio urbana. A orla interna de Salvador fica aqui chamada de Cidade Baixa, desde o Comércio até São Tomé de Paripe. Começo com essa zona por ser a mais contígua às águas da Baía de Todos-os-Santos. Salvador se dilui em qualidade urbana na medida em que se desloca para o norte pela sua orla interna.
Palavras-chave: Baia de Todos os Santos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Percepções sobre o Recôncavo da Baía de todos -os -Santos e suas identidade microrregiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18707
Data do documento: Mar-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Biologia)
Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bahia com História.html70,64 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.