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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1869
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAquino, Estela Maria Motta Lima Leão de-
dc.creatorAquino, Estela Maria Motta Lima Leão de-
dc.date.accessioned2011-07-16T23:26:21Z-
dc.date.available2011-07-16T23:26:21Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1980-5497-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1869-
dc.descriptionp. 151-8pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa epidemiológica tem crescido muito no Brasil, o que pode ser atribuído em parte à expansão da formação pós-graduada. Mudanças na avaliação dos programas, conjugando qualidade e eficiência, têm colocado desafios para a formação em pesquisa impulsionando o desenvolvimento de estratégias pedagógicas variadas. Neste artigo, pretendo debater a proposta de “consórcio de pesquisas” do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, destacando algumas implicações pedagógicas deste modelo e apresentando em contraste a estratégia adotada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia para formação em pesquisa epidemiológica. Procuro contextualizar o debate situando-o brevemente no quadro da epidemiologia brasileira, suas principais características de desenvolvimento e pontuando o potencial dos inquéritos domiciliares como ferramenta de diagnóstico de saúde para subsidiar políticas públicas. Após discutir as principais vantagens e limites dos modelos adotados em dois importantes pólos de ensino e pesquisa epidemiológica no país, concluo levantando algumas questões que se colocam como desafios para formação pós-graduada de pesquisadores na atualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectProgramas de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação em pesquisapt_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectMétodos epidemiológicospt_BR
dc.subjectEstudos transversaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGraduatept_BR
dc.subjectGraduate programspt_BR
dc.subjectResearch trainingpt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subjectEpidemiologic methodspt_BR
dc.subjectCross-sectional studiespt_BR
dc.titleEpidemiologia e Saúde Coletiva no Brasil: desafios para a formação em pesquisapt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Epidemiologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.number11(supl 1)pt_BR
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