Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Robson Barreto-
dc.contributor.authorCosta, Ricardo Vieira-
dc.creatorCosta, Ricardo Vieira-
dc.date.accessioned2016-03-02T18:17:14Z-
dc.date.available2016-03-02T18:17:14Z-
dc.date.issued2016-03-02-
dc.date.submitted2015-08-31-
dc.identifier.otherCDD785.12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18676-
dc.description.abstractO duo de violão e flauta consiste em uma tradicional formação instrumental da música de câmara. Apesar do número de composições para essa formação ser significativo e diversificado, atualmente, há de se assinalar a inexistência de duos estáveis no Brasil e a carência de peças ou arranjos originais para sete cordas e flauta. Apesar do caráter prático do mestrado profissional, foi possível a extensão desse projeto para um viés acadêmico, no âmbito de uma revisão da literatura da produção acadêmica voltada para o violão de sete cordas e da produção profissional para esta formação instrumental. A constatação da inexistência de peças originais registradas ratificou a importância dos meus objetivos iniciais e do projeto Sete Cordas e Flauta, título também adotado profissionalmente pelo duo formado por mim (Ricardo Vieira) e pelo flautista João Liberato. Compor uma série de peças originais para sete cordas e flauta, e registrar o repertório em um CD e em um livro de partituras constituíram os objetivos do projeto. Ao longo de três semestres, sob a orientação do Prof. Dr. Robson Barreto, pelas singulares experiências vividas em cada disciplina no ambiente da EMUS-UFBA, somadas à minha atuação profissional e artística especificamente nesta área, pude contemplar um “terreno fértil” para composição e desenvolvimento técnico- interpretativo para a finalização dos produtos profissionais resultantes do projeto. Ao final, um repertório formado por seis peças autorais inéditas e dois arranjos de peças originais para outros instrumentos foi composto. Portanto, este trabalho apresenta um memorial das minhas experiências vivenciadas, bem como os trabalhos publicados ao longo do curso, relatórios das práticas supervisionadas e os produtos profissionais em formato de CD e um livro de partituras intitulados Sete Cordas e Flauta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolão de Sete Cordaspt_BR
dc.subjectFlautapt_BR
dc.subjectMusica de Câmarapt_BR
dc.titleSETE CORDAS E FLAUTA: criação de um repertório original com a produção de um CD e um livro de partituraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMatos, Robson Barreto-
dc.contributor.refereesSilva, Wellington Gomes-
dc.contributor.refereesRobatto, Lucas-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SETE CORDAS E FLAUTA - CRIAÇÃO DE UM REPERTÓRIO ORIGINAL COM A PRODUÇÃO DE UM CD E UM LIVRO DE PARTITURAS.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.