Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marinho, Márcia Mara de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Melo, Elizete Abreu de | - |
dc.creator | Melo, Elizete Abreu de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-16T16:48:05Z | - |
dc.date.available | 2016-02-16T16:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-16 | - |
dc.date.submitted | 2009-07-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18627 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar os Programas de Educação Ambiental (PEA) implementados na Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-
Ipitanga, quanto aos aspectos da educação ambiental, da percepção ambiental e da participação social. Conduzidos por empresas de consultoria contratadas
pelo Estado, iniciativa privada e ONG locais, estes PEA têm sido a ferramenta utilizada para a conscientização da população em relação aos problemas ambientais da região, desde 2001.
A presente análise buscou verificar se os PEA implementados na APA Joanes-Ipitanga contribuíram para a formação de uma consciência local mais crítica, ao aguçar no indivíduo e na coletividade uma maior percepção ambiental e participação social, além do mero interesse pelas questões ambientais. Os
dados coletados e analisados revelaram que esta participação é pequena e pouco significativa, e que a oferta de Programas de Educação Ambiental na
área estudada é limitada. Foram analisados os seguintes PEA: o do Governo - para Formação do
Conselho Gestor, da Empresa Caraíba Metais e o PEA da ONG Terra Mirim. A metodologia qualitativa que conduziu o estudo visou uma abordagem
contextualizada de educação ambiental transformadora, tomando, como referência, a percepção ambiental e a participação social dos atores envolvidos nos Programas de Educação Ambiental estudados. Os dados foram coletados
por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas, observação participante, pesquisa documental e da técnica de análise de conteúdo.
Esta análise revelou o quanto tais programas estão distantes das premissas necessárias para uma percepção ambiental e uma participação social mais
efetiva. A ausência de programas contínuos de educação ambiental na APA Joanes-Ipitanga compromete o alcance das metas dos programas nos moldes
desejados. A falta de uma ação mais voltada para a execução desta Política Pública tem persistido nos últimos anos, embora a medida tenha sido pontuada
por técnicos, membros do Conselho Gestor e alguns membros das comunidades locais. A ocorrência de um descompasso entre o que foi implementado e o que é preconizado pelas políticas públicas, como também
constatou a análise, confirma a distância entre a teoria e a prática. Os desafios encontrados para o desenvolvimento do campo da educação ambiental estão presentes em todas as instâncias, não apenas em territórios protegidos. Os dados da pesquisa sugerem que os PEA implementados na APA Joanes-Ipitanga contribuíram para a formação de uma consciência local mais crítica quanto às questões ambientais, mas a percepção e a participação social desses indivíduos ainda precisa ser mais trabalhada. As futuras propostas deverão apresentar Programas que visem à continuidade das ações, que sejam construídos coletivamente e coerentes com a realidade específica de cada comunidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Programas de educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.subject | Participação social | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental e participação social em programas de educação ambiental: um estudo na APA Joanes-Ipitanga – Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Marinho, Márcia Mara de Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Moraes, Luis Roberto Santos | - |
dc.contributor.referees | Borja, Patrícia Campos | - |
dc.contributor.referees | Ferrara Júnior, Antonio | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (MEAU)
|