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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.editorJambeiro, Othon Fernando-
dc.date.accessioned2016-02-02T10:13:51Z-
dc.date.available2016-02-02T10:13:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn85-8292-084-8pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18594-
dc.descriptionAnais do Seminário realizado de 22 a 25 de outubro de 1985, na Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.description182 p.pt_BR
dc.description.abstractPassados 30 anos, os temas debatidos no seminário Imprensa, Ciência e Sociedade, em outubro de 1985, continuam muito atuais. O mundo, e dentro dele o Brasil, mudou, assim como mudaram as relações entre os meios de comunicação, os cientistas e o público em geral. Foram de fato transformações de muita profundidade. A mais contundente, sem dúvida, o surgimento do computador e, em seguida, da internet, esta rede sem fim, que interliga o mundo quase instantaneamente, dia e noite e sempre. Nenhuma das transformações, contudo, surgiu do nada, de repente. Pelo contrário, todas elas se originaram do acúmulo de conhecimento que o ser humano incansavelmente persegue, na sua sina de dominar o ambiente onde vive e se reproduz. Anárquico e espontâneo a princípio, nos últimos séculos este acúmulo de conhecimento tornou-se sistemático, buscado com métodos cada vez mais sofisticados, que se aperfeiçoam em sequência dos próprios ganhos de conhecimento que produzem. Processos e produtos se mesclam e fazem o ser humano avançar. E mais avança e avançará quando a difusão do conhecimento acumulado incorporar ao exercício da ciência camadas sociais ainda dispersas e ausentes deste fluxo contínuo de acumulação. O papel dos meios de comunicação, na consecução deste objetivo é tão grandioso hoje quanto era 30 anos atrás. E sem dúvida mais complexo, dado o fato de que o vertiginoso desenvolvimento científico e tecnológico, a expansão do ensino em todo o mundo e a ascensão social resultante do progresso, ainda que desigual, vem incorporando milhares de pessoas ao universo do conhecimento. É fruto desta incorporação o surgimento, quase que cotidiano, de invenções, softwares de toda natureza, máquinas, equipamentos, materiais para todos os usos, medicamentos, transportes e tudo o mais. Contudo, é pouco ainda. Assim como as estruturas físicas das escolas, os laboratórios e os currículos são essenciais para receber cada vez mais jovens estudantes, os meios de comunicação são cruciais para motivá-los, informando-os do que ocorre no seu entorno e longe dele, e dos benefícios materiais e simbólicos que o conhecimento agrega à vida do ser humano. A disponibilização desta publicação tem, pois, o objetivo de alimentar o debate sobre a relação entre ciência, imprensa e sociedade, visando amadurecer em todas as mentes a consciência de que o conhecimento é a essência da humanidade, é o que a diferencia dos outros seres vivos. E quanto mais educação e mais comunicação são disponibilizadas, mais conhecimento teremos e mais humanos todos ficaremos.pt_BR
dc.description.sponsorshipApoio: Finep, CNPq, Comcitec, Econômico S.A. e Nitrocarbono S.A. Colaboração: DM9 Propaganda, Grandes Marcas de Papel, Washington Studio Gráficopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImprensa - Congressospt_BR
dc.subjectCiência - Congressospt_BR
dc.subjectSociedade - Congressospt_BR
dc.titleImprensa, Ciência & Sociedadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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