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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Denise Maria Barreto-
dc.contributor.authorFonteles, Camila Santos Lima-
dc.creatorFonteles, Camila Santos Lima-
dc.date.accessioned2016-01-29T13:23:12Z-
dc.date.available2016-01-29T13:23:12Z-
dc.date.issued2016-01-29-
dc.date.submitted2015-11-26-
dc.identifier.other150.195-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18557-
dc.description.abstractAs relações entre psicanálise e universidade não são recentes. Desde sua constituição inicial, a psicanálise se aproxima do meio universitário, promovendo discussões sobre ensino, transmissão, pesquisa e cientificidade. O campo psicanalítico, tal como concebido e organizado por Freud, apresenta conformação claramente interdisciplinar, em consonância com suas noções de ciência e investigação, bem como nas relações que ele buscou manter com a universidade. Esta tese tem como objetivo compreender como se configura o campo da psicanálise na universidade brasileira, a partir do exame de teses produzidas nos programas de Pós-Graduação entre 1987 e 2012. O referencial teórico é a obra freudiana, incluindo seus mais destacados comentadores. Metodologicamente, utilizamos o Estudo de Caso. Para tanto, foi realizado um levantamento de teses em psicanálise no Banco de Teses da Capes. Como resultados, destacam-se: expressivo quantitativo de teses distribuídas em diversos campos do conhecimento; grande concentração de trabalhos em São Paulo e no Rio de Janeiro que também concentra o maior número de bolsas de pesquisa; predominância de teses na área da psicologia. Evidencia-se presença marcante de investigações teóricas, com referencial freudo-lacaniano e temas clínicos, com pluralidade de autores, métodos e temáticas. Ressalta-se ausência de descrição metodológica na maioria das teses. Nota-se claro contraste entre a expansão do espaço da psicanálise nas universidades, com uma presença cada vez mais qualificada e, paradoxalmente, sua quase total invisibilidade nas agências oficiais reguladoras e de fomento do país. Por outro lado, observa-se o reconhecimento, por parte dos psicanalistas, de que o mundo universitário é um locus legítimo de produção de conhecimento sobre e em psicanálise. Ao mesmo tempo o caráter intrinsecamente interdisciplinar da psicanálise favorece sua articulação com os mais diversos campos do conhecimento na universidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálise na universidadept_BR
dc.subjectTeses em psicanálisept_BR
dc.subjectEstudos sobre universidadept_BR
dc.subjectPesquisa psicanalíticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titlePsicanálise e universidade: uma análise da produção acadêmica no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coHoffmann, Christian-
dc.contributor.refereesCarvalho, Vitoria-
dc.contributor.refereesVeras, Marcelo-
dc.contributor.refereesBirman, Joel-
dc.contributor.refereesMenezes, José Euclimar Xavier de-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia- Instituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.departamentUniversité Paris Diderot - Paris 7pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - Doutorado em Psicologiapt_BR
dc.publisher.programÉCOLE DOCTORALE RECHERCHES EN PSYCHANALYSE ET PSYCHOPATHOLOGIEpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsParis 7pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
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