Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18349
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequência de sintomas de hiperatividade/impulsividade e de desatenção em amostra de adultos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em Salvador – Bahia (Brasil)
Autor(es): Echegaray, Mariana Vieira Fernández
Autor(es): Echegaray, Mariana Vieira Fernández
Abstract: Frequência de sintomas de hiperatividade/impulsividade e de desatenção em amostra de adultos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em Salvador – Bahia (Brasil). Fundamentação teórica: O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um padrão de desatenção e/ou hiperatividade, que se inicia na infância e pode persistir ao longo da vida adulta. Apresenta prevalência estimada na população adulta de 4%, porém a literatura carece de estudos nessa faixa etária, sendo utilizadas para diagnóstico e tratamento extrapolações do conhecimento obtido a partir de estudos com crianças. A realização de estudos descritivos acerca do TDAH em adultos é importante para compreender melhor o comportamento da doença nessa etapa da vida e obter melhores critérios diagnósticos e tratamento mais adequado. Objetivos: Descrever a frequência de sintomas de hiperatividade/impulsividade e de desatenção em uma amostra clínica de adultos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: Estudo de corte transversal realizado com dados obtidos da amostra do ensaio clínico randomizado NCT01968512. Sessenta indivíduos entre 18 e 60 anos com diagnóstico de TDAH foram incluídos. Resultados: Dos 60 voluntários, 51 apresentavam subtipo combinado, 7 subtipo predominantemente desatento e 2 subtipo predominantemente hiperativo. O sintoma de desatenção mais referido foi “muitas vezes distrai-se facilmente com estímulos externos” (95%) e o de hiperatividade/impulsividade foi “muitas vezes fala excessivamente” (86,7%). Houve maior frequência de associação de TDAH com transtorno de ansiedade generalizada atual (78,3%), seguida por fobia social atual (38,3%), episódio depressivo maior passado (36,7%) e agorafobia vida inteira (26,7%). Discussão: A frequência do TDAH quando separado por sexo seguiu a razão de 1:1, o que é corroborado pela literatura, assim como a distribuição dos indivíduos quanto aos subtipos. As frequências dos sintomas de desatenção relatados foram maiores do que as de hiperatividade/impulsividade, em acordo com trabalhos prévios. Observa-se resultados semelhantes a outros estudos quanto a associação do TDAH com transtornos do humor e de ansiedade. Conclusões: A diferença de 31,7% entre as frequências dos itens de desatenção mais e menos relatados e a de 25% entre as de hiperatividade/impulsividade apontam para a necessidade de reavaliação dos critérios diagnósticos para adultos.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Adulto
Comorbidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18349
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Vieira Fernandez Echegaray.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.