Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pitombo, Cira Souza | - |
dc.contributor.author | Vialle, Lucas Pierre Clément | - |
dc.creator | Vialle, Lucas Pierre Clément | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-30T16:10:30Z | - |
dc.date.available | 2015-11-30T16:10:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2012-07-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18305 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa propõe-se a analisar a ocupação de espaço público urbano pelo automóvel, em circulação e estacionamento, na cidade de São Carlos (SP). É estruturada em três etapas: a primeira trata da oferta por espaço em São Carlos através de ferramentas de apoio à análise tais como Sistemas de Informação Geográfica (SIG). A segunda analisa as ofertas e demandas por espaço dedicado ao automóvel, circulando e em estacionamento, no centro da cidade. Nesta etapa foram utilizados dados de levantamentos de oferta e tempo de uso das vagas da Zona Azul e dados da Pesquisa Origem-Destino, realizada em 2007/2008 na cidade de São Carlos. Na terceira etapa são feitos os cálculos para a demanda em circulação para a área urbana de São Carlos, bem como os cálculos da relação entre demanda e oferta por espaço na área urbana global, em circulação. Apesar de pouca informação nas referências estudadas, pode-se estimar que a oferta de espaço relativa à área urbana de São Carlos está quase no nível de oferta das cidades europeias ou de São Paulo, porém muito abaixo das norte-americanas, considerando tanto o centro da cidade, quanto a periferia. Observa-se também que,possivelmente, o uso do solo tem um impacto importante na oferta relativa de espaço viário. A oferta de espaço viário por habitante decresce com o aumento da densidade populacional e com a diversificação do uso do solo. Este estudo mostra que a velocidade dos automóveis tem um impacto forte na demanda por espaço. Conclui-se também que o espaço viário de São Carlos é superdimensionado, com uma ocupação por espaço em circulação muito baixa, onde a ociosidade das vias não é compensada pelo carregamento das vias principais. A falta de planejamento em São Carlos incentivou o superdimensionamento do espaço viário dedicado ao automóvel, ao invés de valorizar os espaços públicos e as práticas de mobilidade sustentáveis, dentro de políticas que diminuam as demandas por deslocamento ou aumentam o desempenho das vias existentes. O importante alerta deste trabalho é que, fundamentalmente, os espaços viários estão ociosos. Finalmente, algumas medidas de desenvolvimento urbano que otimizam o uso do espaço viário existente são propostas ao final deste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trânsito urbano | pt_BR |
dc.subject | São Carlos (SP) | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Politica de transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.title | Análise da ocupação de espaço viário público urbano pelo automóvel | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Freitas, lice Marilia Dantas Pinto | - |
dc.contributor.referees | Rodrigues, Marcos Antônio Nunes | - |
dc.contributor.referees | Silva, Antonio Nelson Rodrigues da | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Ambiental Urbana | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (MEAU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Clément.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.