Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSotuyo Blanco, Pablo-
dc.contributor.authorSantos, Marcos dos Santos-
dc.creatorSantos, Marcos dos Santos-
dc.date.accessioned2015-11-08T20:39:39Z-
dc.date.available2015-11-08T20:39:39Z-
dc.date.issued2015-11-08-
dc.date.submitted2015-05-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18196-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata do estudo sobre a prática musical na Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, localizada no Terreiro de Jesus, Salvador Bahia. O templo dos terceiros dominicanos se encontra erguido desde 1732 e, apesar de já ter sido objeto de estudo de áreas como a arquitetura, artes plásticas, bem como da história social, a ausência de pesquisas musicológicas específicas sobre a prática musical desenvolvida nesta instituição motivou-nos à realizar o presente trabalho. A partir de informações a respeito de músicos que atuaram neste templo (apresentadas por Jaime Diniz - 1986), pretendeu-se neste estudo comprovar tais indicações ao passo que buscou-se trazer à luz novos acréscimos à história musical desta Ordem. Este trabalho foi realizado a partir de investigações nos arquivos da ordem terceira dominicana; no Arquivo Municipal de Salvador; no Arquivo Público da Bahia, na Biblioteca Pública do Estado, bem como através da bibliografia relativa à atividade musical no contexto colonial soteropolitano. A estrutura deste trabalho está organizada em quatro capítulos, os quais atendem pelos respectivos títulos: Introdução; Revisão Bibliográfica; Novas achegas; Discussão e Considerações finais. O primeiro capítulo está integrado pela Introdução (contendo aspectos descritivos do trabalho); os Objetivo Geral e os Objetivos Específicos (apresentando a finalidade do estudo) e a Justificativa (que apresenta o porquê da necessidade deste estudo). O segundo capítulo está constituído pela Revisão Bibliográfica e apresenta os seguintes sub-tópicos: Fundamentação Teórica e Metodologia da Pesquisa, os quais, por sua vez, apresentam as definições e metodologias das disciplinas que embasam este trabalho. No terceiro capítulo tem-se a apresentação e discussão das novas informações sobre a Venerável Ordem 3ª de São Domingos, estando este capítulo subdividido em: Os terceiros dominicanos e suas relações eclesiásticas; Estudo dos documentos musicográficos e; Documentos relativos à música. No quarto capítulo, tem-se a Discussão e considerações finais sobre o trabalho, onde são expostas as impressões do autor sobre o trabalho. Ao final são apresentadas as referências bibliográficas utilizadas neste estudo, sendo completado com os Anexos, contendo a transcrição dos documentos referidos.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses about the musical practice on Venerable Third Order of St. Dominic, located at Terreiro de Jesus, Salvador, Bahia. The third Dominicans’ church has been constructed since 1732 and was object of study of areas as architecture, plastic arts and social history as well. The purpose of this study was to understand the reason for the absence of specific musicological research about musical practice developed in this institution. Information about musicians who worked in this temple (presented to Jaime Diniz - 1986) motivated us to prove such statements, and to bring new additions to the musical history of this Order. The present work was based on researches in the archives of the Third Dominican Order; in the Municipal Archive of Salvador; Public Archive of Bahia, the State Public Library, and through the literature on the musical activity in colonial context of Salvador city. The structure of this paper is organized in four chapters: Introduction; Literature Review; New additions; Discussion and Final considerations. The first chapter is integrated by Introduction (containing descriptive aspects of the work); the General Objective and Specific Objectives (presenting the purpose of the study) and the Justification (shows the reason for this study). The second chapter is composed of the Literature Review and has the following sub-topics: Theoretical Foundation and Research Methodology, which present the definitions and methodologies of the disciplines that support this work. The third chapter present and discuss the new information about the Venerable Order 3rd of St. Dominic. This chapter is subdivided into: The Dominicans and theirs ecclesiastical relationship; Study of musicográficos and documents; Documents relating to music. In the fourth chapter, we have the discussion and concluding remarks on the work. At the end we present the bibliography used in this study, being completed with annexes, containing the transcription of the documents referred.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica Religiosapt_BR
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.subjectDominicanospt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectOrganologiapt_BR
dc.subjectOrdem Terceirapt_BR
dc.titleA prática musical na Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão em Salvador- Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva Filho, Wellington Mendes da-
dc.contributor.refereesDantas, Alberto-
dc.contributor.refereesSotuyo Blanco, Pablo-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Wellington Mendes da-
dc.publisher.departamentEscola de Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUS-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMusicologia Históricapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.