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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Fagundes, Norma Carapiá | - |
dc.creator | Garcia, Carolina Pedroza de Carvalho | - |
dc.creator | Fagundes, Norma Carapiá | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-13T04:36:01Z | - |
dc.date.available | 2011-07-13T04:36:01Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 2178-8650 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1816 | - |
dc.description | p. 11-22 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo buscou compreender o que expressam as aprendizagens referidas pelos estudantes como (re)construídas no estágio curricular em espaços da atenção básica à saúde. Analisa-se a contribuição do estágio na formação das estudantes de enfermagem para a atuação profissional nesse âmbito da atenção. Estudo exploratório de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos focais, com a participação de 14 estudantes de duas instituições públicas de ensino superior que estavam realizando o estágio curricular em rede básica, no período de agosto e setembro de 2008, na cidade de Salvador (BA). Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. O estudo revelou que o estágio proporcionou a (re)construção de aprendizagens significativas para a prática profissional da enfermeira na rede básica, tais como: melhor compreensão da complexidade do trabalho nesse âmbito da atenção; do planejamento de saúde; da tomada de decisão e maior embasamento para a prática clínica, sendo esta última a mais enfatizada pelas estudantes. A análise evidenciou também limites do estágio curricular relacionados à desintegração ensino-serviço; às poucas oportunidades de praticar o trabalho multiprofissional e intersetorial; ao pouco entendimento sobre a vigilância à saúde, às ações de educação permanente em saúde e as ações de controle social. A própria concepção de atenção básica, revelada nas falas das estudantes, nos documentos-base do estágio e no leque de ações possibilitadas pelos campos de prática, mostrou-se muito restrita, constituindo-se em mais um limite para o desenvolvimento do estágio, consequentemente, para o preparo da enfermeira para atuar na atenção básica à saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.subject | Atenção básica à saúde | pt_BR |
dc.subject | Enfermeira | pt_BR |
dc.title | Estágio curricular na atenção básica: experiências e aprendizados | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Baiana de Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 22 / v. 23, n. 1, 2, 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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