Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18094
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Escola Politécnica da UFBA e a Assessoria de Segurança e Informação
Título(s) alternativo(s): POLYTECHNIC SCHOOL OF FEDERAL UNIVERSITY OF BAHIA AND THE SAFETY AND INFORMATION CONSULTANCY
Autor(es): Oliveira, Louise Anunciação Fonseca de Oliveira
Silveira, Anne Alves da
Autor(es): Oliveira, Louise Anunciação Fonseca de Oliveira
Silveira, Anne Alves da
Abstract: O intuito deste paper é o de apresentar a contribuição de uma intervenção arquivística junto às atas da Congregação e ofícios da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia para levantar informações sobre a repercussão da implantação da Assessoria Especial de Segurança e Informação na UFBA, durante o Golpe Militar de 1964, nessa unidade de ensino e subsidiar a atuação da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade. Esta Assessoria, criada no âmbito da Universidade Federal da Bahia, em 19 de novembro de 1972, e vinculada ao Sistema Nacional de Informação, tinha como objetivo levantar informações sobre discentes, docentes e funcionários da Universidade durante o período da ditadura militar. Por sua vez, a Comissão Milton Santos de Memória e Verdade, criada no âmbito da Universidade Federal da Bahia em 2013, tem como objetivo recolher os documentos e os depoimentos necessários para contar o que se passou no período da ditadura militar na UFBA, em termos de violações dos direitos humanos e das liberdades individuais. No presente estudo, o foco é a descrição arquivística e a respectiva informação gerada a partir desta para propiciar o acesso à informação. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, analisa os dados obtidos numa abordagem sócio-histórica, a fim de possibilitar sua inter-relação com o contexto social no qual estavam inseridos. Como resultado desta pesquisa, as ações dos atores envolvidos foram reconstituídas na busca de uma compreensão dos fatos ocorridos e da atuação da Escola Politécnica durante o período de atuação da Assessoria Especial de Segurança e Informação na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Palavras-chave: Ditadura civil-militar
Acesso à informação
Assessoria de Segurança e Informação
Escola Politécnica
Universidade Federal da Bahia
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Citação: OLIVEIRA, Louise Anunciação Fonseca de; SILVEIRA, Anne Alves; BORGES, Jussara. A Escola Politécnica da UFBA e a Assessoria de Segurança e Informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 15, 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt5>. Acesso em: 03 ago. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18094
http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt5
Data do documento: Out-2014
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Escola Politécnica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e a Assessoria de Segurança e Informação.pdf192,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.