Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Maria Cristina Martins-
dc.contributor.authorSilva, Everson Coutinho da-
dc.creatorSilva, Everson Coutinho da-
dc.date.accessioned2015-10-09T18:43:39Z-
dc.date.available2015-10-09T18:43:39Z-
dc.date.issued2015-10-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18082-
dc.description.abstractPode-se dizer que a formação de professores ganhou visibilidade entre os pesquisadores da área de ensino desde a década de 90 do século passado. A questão do ensino, pautado no desenvolvimento do cidadão atuante em sua comunidade, passou por uma apreciável reformulação, tendo como um dos resultados a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996 e dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) em 1997. A partir delas cabe direcionar o olhar para os saberes que os professores carregam para sala de aula. Tais saberes, influenciados de maneira direta pelas novas necessidades sociais, tornou-se parte das justificativas para mudanças curriculares no Ensino Médio (EM). Além disso, pesquisas apontam para o descompasso entre a escola atual e o público que a frequenta. Como resultado, o estudante sente dificuldades para perceber a relação entre o que é aprendido na escola com o seu cotidiano, restringindo, em alguns casos, o conhecimento escolar a resolução de problemas propostos nos vestibulares. Com o desenvolvimento de armas nucleares, usinas termonucleares, inspeção de peças, esterilização de alimentos e com a expansão dos métodos de diagnóstico e tratamento médico, o uso de fontes emissoras de radiação ionizante passou a ocupar um papel importante na sociedade. Além disso, seus riscos servem de alerta para sua manipulação responsável. No caso do ensino de Física é discutido as possibilidades de inserção de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Alguns pesquisadores defendem que tal inserção pode aproximar os estudantes dos fenômenos apresentados e/ou discutidos no seu cotidiano. Dessa forma, neste trabalho discutimos qualitativamente a importância do ensino de Radiações Ionizantes nos cursos de formação de professores e em que medida os artigos publicados nas principais revistas em ensino de ciências tratam este tema. Para desenvolver esse trabalho pesquisamos buscamos apoio nas pesquisas que discutem as relações entre ciência tecnologia e sociedade, formação de professores e trabalhos que discutem a inserção de tópicos de FMC. Em seguida selecionamos algumas revistas especializadas em ensino de ciências com a finalidade de fazer um levantamento dos artigos que tratam do tema radiações ionizantes e sua correlação com a formação de professores e abordagem CTS. Observamos que existe uma escassez de trabalhos sobre RI e formação de professores. A situação é mais crítica no que diz respeito a trabalhos que correlacionam RI, formação de professores e CTS. Através dessa pesquisa percebemos a necessidade de maios estudos sobre RI como tema para ser inserido no EM e nos cursos de formação de professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRadiações Ionizantespt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAs radiações ionizantes na formação do professor de Física: um olhar nas revistas especializadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBazzo, Walter Antônio-
dc.contributor.refereesRibeiro Filho, Aurino-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Everson Coutinho da Silva.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.