Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18068
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sistema de educação a distância na UFBA: acesso, uso e comportamento informacional dos usuários
Autor(es): Santos, Iramaia Ferreira Santana
Varela, Aida Varela
Autor(es): Santos, Iramaia Ferreira Santana
Varela, Aida Varela
Abstract: Apresenta resultado de pesquisa de mestrado realizada para investigar o acesso, o uso e o comportamento informacional dos usuários de sistemas de educação a distância na Universidade Federal da Bahia. Trata-se de investigação de natureza quali-quanti, com utilização do método descritivo e estudo de casos múltiplos. Adota-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin com a finalidade de interpretar e discutir os resultados obtidos. Os dados revelam que: os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, veem os cursos positivamente; o acesso e o uso do sistema Moodle foram considerados satisfatórios, porém podem ser aprimorados; e a maioria dos estudantes limita-se a utilizar os materiais disponibilizados pelos cursos, não buscando outras fontes de informação. Constata-se ainda que durante o desenvolvimento das aulas não existe uma teoria pedagógica definida. Conclui-se que os cursos a distância investigados, de modo geral, atendem às expectativas dos seus usuários. Entretanto, percebe-se que é preciso repensar o modo como esse sistema educacional está funcionando, para que ajustes sejam realizados, no sentido de aprimorá-lo.
Palavras-chave: Comportamento informacional
Sistema de educação a distância - UFBA
Moodle
Informational behavior
Systems of Distance Education - UFBA
Editora / Evento / Instituição: ENANCIB 2014
Citação: SANTOS, Iramaia Ferreira Santana. Sistema de educação a distância na UFBA: acesso, uso e comportamento informacional dos usuários. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014, Belo Horizonte. Além das nuvens: expandindo as fronteiras da ciência da informação. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt6 Acesso em: 07 out. 2015
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18068
Data do documento: 30-Out-2014
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo para Repositório.pdf484,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.