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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarela, Aida Varela-
dc.contributor.authorSantana, Iramaia Ferreira-
dc.creatorSantana, Iramaia Ferreira-
dc.date.accessioned2015-10-07T18:32:24Z-
dc.date.available2015-10-07T18:32:24Z-
dc.date.issued2015-10-07-
dc.date.submitted2013-08-29-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18067-
dc.description.abstractA educação na modalidade a distância da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é mais uma forma de cumprir a missão, desta instituição, em difundir o conhecimento. A partir dessa reflexão, apresenta-se pesquisa de cunho descritivo, com estudo de casos múltiplos que objetiva investigar o acesso, o uso e o comportamento informacional dos usuários de sistemas de educação a distância na UFBA. Respaldado por uma fundamentação teórica que versou sobre os temas Informação e Sistemas de Informação; EAD; EAD na UFBA e Comportamento Informacional por meio dos autores Bertalanffy (1973, 2004), Litto e Formiga (2009), Shannon e Weaver (1975), Wilson (1996, 1999, 2000), entre outros. Os sujeitos da pesquisa são estudantes, tutores e professores de cursos de graduação, extensão e especialização da EAD. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas fichas de coleta de dados e questionário. Os dados e informações obtidas durante a coleta foram tabulados no Excel e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo de Bardin. Nesse empreendimento de pesquisa, foram investigados o perfil dos usuários; o curso na modalidade a distância; os materiais informacionais para estudo; o comportamento informacional; as fontes de informação utilizadas; o acesso e uso do sistema Moodle; a teoria pedagógica adotada; a mediação realizada na tutoria; a comunicação entre os interlocutores e a opinião destes em relação aos cursos que participam. Os resultados demonstraram de modo geral, que os usuários em estudo veem os cursos de maneira positiva, embora, em parte, tenham muitas ressalvas em relação aos materiais didáticos e a interação. O acesso e o uso do sistema Moodle foram considerados satisfatórios, o que significa que a qualidade deste ambiente satisfaz e atende as necessidades dos cursos, porém podem ser aprimorados. Tais observações, apresentadas pelos usuários, podem embasar uma possível retroalimentação do sistema de EAD da UFBA, no sentido de aprimorá-lo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The education in the distance mode of Federal University of Bahia (UFBA), this is another way of fulfilling the mission of this institution, to spread the knowledge. Based on this discussion, we present a descriptive study, with multiple case study that aims to investigate the access, use and information behavior of users of distance education systems in UFBA. Backed by a theoretical framework that turned on the topics Information and Information Systems; EAD, the EAD Backed by a theoretical framework that turned on the topics Information and Information Systems; EAD; the distance education at UFBA and Informational behavior by authors Bertalanffy (1973, 2004), Litto and Formiga (2009), Shannon and Weaver (1975), Wilson (1996, 1999, 2000), among others. The subjects are students, tutors and teachers of undergraduate, extension and specialization of distance education. As a instruments for data collection forms were used to collect data and semi-structured questionnaire. The data and information obtained during the collection were tabulated in Excel and analyzed using the technique of content analysis of Bardin. In this research project, we investigated the profile of users, the course in the distance; informational materials for study, the information behavior, information sources used; the access and use of Moodle; pedagogical theory adopted; mediation held in mentoring, communication between the interlocutors and their opinion regarding the courses involved. The results showed, in general, users see study courses in a positive way, though, in part, have many reservations about the instructional materials and interaction. The access to and use of the Moodle system were satisfactory, which means that the quality of this environment satisfies and meets the needs of the courses, but can be improved. Such observations, submitted by users, may be the basis of a possible feedback system EAD Federal University of Bahia, in order to improve it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de educação a distância – UFBApt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectSistema de informaçãopt_BR
dc.subjectInformational behaviorpt_BR
dc.subjectSystems of distance education - UFBApt_BR
dc.titleSistema de educação à distância na UFBA: acesso, uso e comportamento informacional dos usuáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGomes, Henriette Ferreira-
dc.contributor.refereesFernandes, Marco Antonio Nogueira-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/ICIpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
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