Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida Filho, Naomar Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Santos, Liliana | - |
dc.creator | Santos, Liliana | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-25T14:53:32Z | - |
dc.date.available | 2015-06-25T14:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2014-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17887 | - |
dc.description.abstract | Este estudo trata dos Cursos de Graduação na área da Saúde Coletiva (CGSC) e sua contribuição para o enfrentamento dos desafios apontados pelo trabalho na Saúde. Trata-se de um estudo de caso, composto pelos olhares dos cenários nacional e local. Analisa a conjuntura de surgimento dos CGSC no cenário nacional, bem como suas contribuições ao desenvolvimento do trabalho em saúde num contexto local. Como objetivos específicos, identifica os atores, cenários e acontecimentos que desencadearam a criação dos CGSC no Brasil; descreve o desenho curricular e o cotidiano de um CGSC; analisa aproximações e afastamentos entre o currículo do curso descrito e o trabalho no espaço da Saúde Coletiva, em especial no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS) local. As técnicas utilizadas foram análise documental, diário de campo, entrevista semi-estruturada e grupo focal. A análise do material foi realizada partindo dos referenciais da análise de conjuntura e da formação orientada pela memória de inovação. Os resultados apontam para a análise de que a formação graduada em Saúde Coletiva poderá contribuir para o enfrentamento dos desafios apontados pelo trabalho na Saúde Coletiva Brasileira na medida em que estabelecer diálogos efetivos e movimentos articulados entre a universidade e o âmbito das práticas na Saúde Coletiva, seja junto ao Sistema Único de Saúde e outras políticas sociais, bem como nos demais espaços, como os movimentos populares, produzindo conhecimento de forma coordenada e conectada às inovações produzidas no cotidiano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde (SUS) | pt_BR |
dc.subject | Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Higher Education | pt_BR |
dc.subject | Undergraduate Studies | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Unified Health System (SUS) | pt_BR |
dc.subject | Collective Health Care | pt_BR |
dc.subject | Public Health | pt_BR |
dc.title | Educação e trabalho na Saúde Coletiva brasileira: estudo de caso sobre a criação dos cursos de graduação na área de Saúde Coletiva nos cenários nacional e local. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pinto, Isabela Cardoso de Matos | - |
dc.contributor.referees | Pinto, Isabela Cardoso de Matos | - |
dc.contributor.referees | Belisário, Soraya Almeida | - |
dc.contributor.referees | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.contributor.referees | Ferla, Alcindo Antonio | - |
dc.contributor.referees | Paim, Jairnilson Silva | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva-ISC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (ISC)
|