Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17816
Tipo: Dissertação
Título: Infecções respiratórias agudas registradas na cidade de Salvador no período de 2004-2008 e suas relações com as condições climáticas
Autor(es): Teles, Aline Barreto
Autor(es): Teles, Aline Barreto
Abstract: Dentre os principais fatores que contribuem para o aumento dos casos e da gravidade das infecções respiratórias agudas em crianças, estão os elementos climáticos e a poluição do ar. O presente trabalho de dissertação estuda, através de uma análise estatística, a relação entre três elementos climáticos (temperatura, pluviosidade e umidade relativa do ar) com as infecções respiratórias agudas (IRA) notificadas em crianças na faixa etária de até cinco anos de idade, na cidade de Salvador-BA, referente ao período de 2004 a 2008. Para o ano de maior número de internações por IRA, foi feita uma análise diária entre as variáveis climáticas e o número de internações notificadas, onde se realizou uma análise integrativa dos resultados obtidos, com uma abordagem pertinente à climatologia Geográfica. Na execução desse estudo analítico quantitativo, primeiramente foram coletados e organizados os dados meteorológicos, obtidos pelo INMET, referentes aos elementos climáticos citados acima, para um período de 31 anos – 1978/2008 - com o objetivo de analisar o clima da cidade ao longo desta série. Posteriormente, foi feito o estudo dos elementos climáticos, dos últimos cinco anos (2004/2008), com o número de internações por IRA, no mesmo período, obtidos através do Sistema de Internação Hospitalar do DATASUS. Foi constatado que, no período em estudo, o número de internações por IRA e os elementos climáticos, não apresentaram características estatisticamente significantes entre os anos, somente entre as estações. Em seguida, foi feita a análise estatística bivariada e multivariada entre os elementos climáticos (pluviosidade, umidade relativa do ar e temperatura média compensada) com as internações por IRA, utilizando o modelo de regressão linear para a série 2004 a 2008 e o modelo linear generalizado robusto somente para o ano de 2004. Nessas análises, os elementos climáticos associados estatisticamente às internações foram a temperatura média compensada e a umidade relativa do ar. Desta forma, é possível concluir que estes elementos contribuem significativamente para o aumento das infecções respiratórias agudas, em crianças menores de cinco anos de idade na cidade de Salvador-BA.
Palavras-chave: Elementos climáticos
Infecções respiratórias agudas
Crianças
Salvador
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17816
Data do documento: 30-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Barreto Teles.pdf6,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.