Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17800
Tipo: Dissertação
Título: Interações Espaciais e as Redes entre o Comércio de Hortaliças do Centro de Abastecimento e os Supermercados da Cidade de Feira de Santana-Ba
Autor(es): Santos, Cláudio Ressurreição dos
Autor(es): Santos, Cláudio Ressurreição dos
Abstract: Os objetos dessa pesquisa são o Centro de Abastecimento de Feira de Santana (CAF) e os supermercados da cidade de Feira de Santana – BA, na perspectiva das interações espaciais estruturadas pela rede de comercialização de hortaliças dessa central com os referidos supermercados, os quais demandam uma infinidade de fluxos que extrapolam a dimensão material como circulação de hortaliças que chegam ao CAF, pessoas, meios de transporte. Acrescentam-se os fluxos imateriais de informações como capitais e idéias entre outros. Essa geografia do movimento que envolve o CAF e os supermercados são um dos fatores da dinamicidade das relações comerciais da cidade com repercussões em escalas local, regional e até mesmo nacional. Diante do exposto, foram identificados e analisados os padrões de interações espaciais em redes da comercialização de hortaliças do CAF com os supermercados da cidade. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos constou das seguintes fases: no primeiro momento, utilizaram-se fontes primárias, com a realização de trabalho de campo, no intuito de obter informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa, a exemplo do georreferenciamento dos pontos de localização de cada supermercado em relação ao CAF, de entrevistas e do preenchimento de formulários com atacadistas dessa central, consumidores e proprietários de supermercados. No que se refere aos dados secundários, procedeuse o levantamento bibliográfico para a revisão da literatura sobre o tema em discussão. Esta pesquisa constatou que a rede de comercialização de hortaliças do CAF supre a quase totalidade dos supermercados com exceção dos grandes estabelecimentos, os quais possuem fontes próprias, criando uma rede paralela de comercialização de hortaliças. Constataram-se, ainda, as seguintes configurações espaciais: padrão de interações em rede solar; padrão de interações em redes influenciadas pela direção; padrão de interação em redes de múltiplos circuitos. Especificamente para os supermercados, verificaram-se padrões em rede axial e a partir de eixos de adensamentos. Verificou-se que as redes de hortaliças do tipo batata-inglesa, chuchu, repolho e tomate demandam interações espaciais mais longínquas, com fontes produtoras da região de Jaguaquara e, recentemente, da Região da Chapada Diamantina. Isto eliminou, em parte, a dependência do CAF em relação às fontes supridoras de fora do estado, como: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. No que tange às fontes supridoras de alface, coentro ecebolinha, estas se localizam no próprio município, a exemplo do distrito de Humildes, ou em cidades vizinhas a Feira de Santana, como Conceição do Jacuípe e Santo Estêvão.
Palavras-chave: Padrões espaciais
Comércio de hortaliças
CAF
Centralidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17800
Data do documento: 30-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudio Ressurreição dos Santos.pdf11,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.