Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17790
Tipo: Dissertação
Título: Produção e valorização do espaço urbano da cidade de Vitória da Conquista:estratégias dos sujeitos do desenvolvimento urbano nas transformações do bairro Boa Vista
Autor(es): Rocha, Ione dos Santos
Autor(es): Rocha, Ione dos Santos
Abstract: Esse trabalho objetiva analisar a produção do espaço urbano de Vitória da Conquista e as estratégias de valorização do espaço verificadas no bairro Boa Vista. Buscou-se problematizar as bases nas quais se desenvolve o processo de valorização econômica dos imóveis urbanos, os agentes envolvidos e as estratégias por eles adotadas. É também abordado nessa pesquisa o espaço urbano em face da totalidade do espaço com o qual se estabelece relações de reprodução em âmbito intraurbano e interurbano. Fundamentada nessa compreensão é que se analisou a cidade de Vitória da Conquista como cidade média, cujo papel de centralidade se dá nas relações com os municípios vizinhos e repercute na organização do espaço intraurbano, na dinamização econômica e na valorização imobiliária. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a lógica contraditória da produção do espaço urbano, identificando as formas de apropriação e os agentes responsáveis por esse processo. Investigou-se também, conforme as referências adotadas, o papel de cada um dos agentes relevantes identificados na reprodução do espaço do bairro Boa Vista: O Estado (na forma do poder público municipal e dos governos municipais que se sucederam), as empresas construtoras e os agentes loteadores, e os proprietários fundiários. Realizou-se ainda uma aproximação teórica com objetivo de analisar a função urbana e as ações no mercado imobiliário, como repercussão da lógica capitalista no espaço local. Como proposta de articulação de escalas, buscou-se na parte empírica da pesquisa averiguar a constituição do espaço urbano de Vitória da Conquista e o contexto no qual o bairro Boa Vista surge. Por conseguinte, se identificou as estratégias de ocupação e comercialização dos imóveis no bairro Boa Vista, analisando-as como ações de interesse dos agentes produtores do espaço urbano. Nesse sentido, examinamos a mudança das estratégias de ocupação iniciais para as ações atuais baseadas num processo contínuo e aceleradas de valorização imobiliária. Tal análise foi possibilitada pelo tratamento e mapeamento dos dados de construção civil no bairro, que além de permitirem a detecção das estratégias e da forma como a terra e o espaço são controlados, possibilitou vislumbrar algumas tendências. Como resultado desse estudo, pode-se conhecer o uso do solo do bairro Boa Vista por loteamento, como amostra da valorização desigual do espaço. Essa constatação permitiu entender o papel da cidade de Vitória da Conquista na rede urbana, e a realização da crítica ao processo de valorização imobiliária como forma de apropriação privada da terra.
Palavras-chave: Produção do espaço
Agentes produtores do espaço urbano
Cidade média
Valorização imobiliária
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17790
Data do documento: 30-Mai-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.