Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17508
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da acurácia de reconstruções tridimensionais geradas por software de planejamento cirúrgico : estudo experimental ex vivo
Autor(es): Maciel, Anderson da Silva
Autor(es): Maciel, Anderson da Silva
Abstract: Vários métodos de planejamento em cirurgia ortognática foram utilizados ao longo do tempo, recentemente o planejamento virtual vem sendo mais frequentemente utilizado. Estes programas foram desenvolvidos a fim de permitir a realização de movimentação cirúrgica virtual e simular o seu impacto sobre os tecidos moles e duros. Desta maneira o objetivo deste estudo consiste em avaliar a acurácia das reconstruções tridimensionais (3D) virtuais, geradas por um software de planejamento cirúrgico a partir de diferentes tomógrafos. Para tanto foram confeccionados defeitos padronizados em dez mandíbulas secas, que foram submetidas a exame de tomografia computadorizada (TC), seguida de reconstrução virtual 3D da imagem, pelo software Dolphin imaging 3D®. Os defeitos foram medidos digitalmente e comparados aos produzidos nas peças anatômicas. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significante entre eles (p= 0,226). Avaliadas as diferenças dos erros dimensionais médios, absoluto e relativo, observou-se diferença estatisticamente significante (p=0,0165). Apesar de existirem diferenças significativas observadas no erro dimensional, entre as mandíbulas secas humanas e suas respectivas reconstruções 3D, geradas por diferentes equipamentos de TC e tamanhos de voxel, as diferenças foram clinicamente irrelevantes. Assim pode-se concluir que o software de planejamento cirúrgico Dolphin 3D® aferiu adequadamente as distâncias lineares nas imagens virtuais 3D.
Palavras-chave: Tomografia
Softwares
Processamento de Imagem Assistida por Computador
Imagem Tridimensional
CNPq: Ciências da Saúde
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Odontologia e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17508
Data do documento: 30-Abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ODONTO_ Anderson da Silva Maciel.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.