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dc.contributor.advisorPaim, Jairnilson Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Patricia Dantas de-
dc.creatorAraújo, Patricia Dantas de-
dc.date.accessioned2015-04-16T21:02:56Z-
dc.date.available2015-04-16T21:02:56Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.date.submitted2014-09-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17415-
dc.description.abstractA construção de um sistema de saúde democrático constitui um processo social e político desafiador. Na arena de disputa de poderes político, técnico e administrativo a Educação Popular em Saúde (EPS) pode ser considerada uma ferramenta estratégica para fortalecer a mobilização e constituição de sujeitos. Diversos estudos têm proposto a inclusão da EPS nas políticas de educação e gestão da saúde, inclusive registrando iniciativas do SUS nessa perspectiva. Assim, a investigação desses processos poderia contribuir na análise da coerência entre os propósitos, métodos e organização no sentido de indicar distintas estratégias. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o projeto de Participação e Educação Popular em Saúde (MobilizaSUS), formulado e implementado no Estado da Bahia entre 2007 e 2014, identificando propósitos, métodos e formas organizativas adotados, a coerência entre os mesmos, assim como caracterizando possíveis influências da EPS sobre esses propósitos, métodos e organização. O Projeto MobilizaSUS integra o Plano Estadual de Saúde (PES 2012-2015), sendo voltado para fortalecer o controle social, com gestão democrática e participativa e ampliação dos canais de diálogo com a sociedade visando à consolidação do Sistema Único de Saúde na Bahia. Assim, foi realizado um estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para o processamento e análise dos dados foi construída uma matriz orientadora com categorias analíticas e dimensões de análise, a partir dos componentes do “Postulado da Coerência”. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a junho de 2014, com dirigentes e técnicos do projeto. Observou-se que o MobilizaSUS apresenta coerência entre seus propósitos, métodos e organização e que os princípios da EPS tem pautado a forma como o grupo organiza seus processos de gestão, de organização e de educação, mesmo enfrentando os limites de uma instituição burocratizada. Apesar das dificuldades identificadas na implementação, considera-se que o MobilizaSUS representa uma experiência que aponta para a constituição de sujeitos com capacidade de influir na agenda política.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Popular em Saúdept_BR
dc.subjectParticipação e Controle Socialpt_BR
dc.subjectPostulado da Coerênciapt_BR
dc.subjectMobilizaSUSpt_BR
dc.subjectPopular Education in Healthpt_BR
dc.subjectSocial Participation and Controlpt_BR
dc.subjectPostulate of Coherencept_BR
dc.subjectMobilizaSUSpt_BR
dc.titleParticipação e educação popular em saúde: propósitos, métodos e organização.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesDavid, Helena Maria S. Leal-
dc.contributor.refereesTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletiva-ISCpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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