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Tipo: Tese
Título: Redes sociais informais inter e intraorganizacionais com o desempenho de empresas incubadas
Autor(es): Lagemann, Gerson Volney
Autor(es): Lagemann, Gerson Volney
Abstract: O empreendedorismo tem sido amplamente incentivado no mundo e não é diferente no Brasil. Os universitários cada vez mais são informados sobre as possibilidades de abrir seu próprio negócio. São lançados em projetos, em grande número dos casos de base tecnológica, que envolvem inovação e incubação. Às incubadoras cabe aumentar a possibilidade de que após as empresas cumprirem seu estágio na incubação, tenham condições de competir e de se manter no mercado. Faz parte do perfil do empreendedor características tanto técnicas de como projetar e produzir o produto ou serviço, quanto comportamentais como, por exemplo, de líder e de agente formador de redes de relacionamento. Há pesquisas que associam continuidade e mortalidade de empresas a fatores de relacionamento. Este estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira, objetiva verificar nos processos de seleção e incubação, sob o ponto de vista do gestor de empresa incubada, a importância atribuída pela incubadora (real) e pelo próprio gestor (ideal) a um conjunto de critérios de seleção e práticas de gestão. É um estudo descritivo, de natureza quantitativa, realizado por meio de um survey eletrônico. A pesquisa nesta etapa envolveu treze incubadoras nos estados de SC, PR e RS, e setenta e duas empresas incubadas. Os resultados desta etapa demonstram que os gestores das empresas incubadas elencam como mais importantes critérios e práticas técnicas. A segunda etapa, parte de um estudo longitudinal multicaso. Foram selecionadas cinco empresas incubadas, em diferentes estágios de incubação, na Softville. Em três momentos, num intervalo de doze meses, foram aplicados questionários sociométricos aos integrantes das empresas, cujo objetivo era a elaboração e acompanhamento dos indicadores (tamanho, coesão, densidade e diversificação) de quatro redes: confiança, informação I (técnica), informação II (gestão) e informação III (outras empresas). Paralelamente, em cada momento de aplicação dos questionários sociométricos, foram também coletados os dados de desenvolvimento da empresa (tamanho da equipe, número de clientes e faturamento). A terceira etapa do estudo comparou os indicadores das redes com os indicadores de desempenho, buscando verificar a evolução dos indicadores de desempenho vis a vis os indicadores de rede. Os resultados da terceira etapa sugerem que as empresas incubadas na Softville com redes mais coesas e diversificadas apresentam melhores desempenhos. De forma geral, a pesquisa sugere que critérios de seleção de projetos para incubação e práticas de suporte às empresas incubadas devem privilegiar a formação de redes de relação, visto que essa prática contribui positivamente para o melhor desempenho das empresas. The entrepreneurship has been widely promoted in the world and is no different in Brazil. The university are increasingly informed about the possibilities of opening your own business. They are launched into projects, in most cases technology-based, involving innovation and incubation. To the Incubators apply to ensure that after the companies fulfill their internship fase, it are able to compete and stay on the market. It is part of the profile of the entrepreneur both technical and behavioral characteristics, eg, leadership trainer and agent networks facilitator. It is urgent that entrepreneurs and incubators give special attention to the formation of networks, since there is research linking business continuity and mortality to relationships factors. This study consists of three steps. The first step, aims to verify in the processes of selection and incubation, under the viewpoint of the manager incubated company, the importance attached by the incubator (real) and by the manager (ideally) a set of criteria and practices listed by the researcher. It is a descriptive study, quantitative, conducted through a email survey. The research involved in this step thirteen incubators in the states of SC, PR, RS, and seventy-two incubated companies. The results of this step show that when the managers of the incubated company think of the importance that the incubators and themselfes attributed to the selection criteria and to the practices of incubation, both list that the most important selection criteria and incubation practices are technical. The second step, is a longitudinal multicase study. Five incubated companies was selected at different stages of incubation in Softville. On three different moments, at an interval of twelve months, sociometric questionnaires were administered to the members of companies, whose goal was the development and monitoring of indicators (size, cohesion, density and diversity) of four networks: trust, information I (technical), information II (management) and information III (other companies). In addition, at each moment of sociometric questionnaires application, were also collected data about the company development (team size, number of customers and revenue). The third step of the study compared the networks indicators with the performance indicators, seeking to associate better performance with better network indicators. The results of the third step suggest that the Softville incubated companies with more cohesive and diverse networks have better performance. Overall the research suggests that criteria for selecting projects for incubation and practical support to incubated companies should focus on network formation, since this practice contributes positively to the improved performance of companies.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Empreendedor
Incubadoras
Redes Sociais
Entrepreneurship
Entrepreneur
Incubators
Social networks
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17336
Data do documento: 6-Abr-2015
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