https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17210| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Diretrizes curriculares da Educação Física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação |
| Título(s) alternativo(s): | Revista Brasileira de Ciências do Esporte |
| Autor(es): | Veronez, Luiz Fernando Camargo Lemos, Lovane Maria Morschbacher, Márcia Both, Vilmar José |
| Autor(es): | Veronez, Luiz Fernando Camargo Lemos, Lovane Maria Morschbacher, Márcia Both, Vilmar José |
| Abstract: | As reformas educacionais ocorridas na década de 1990 objetivaram intervir na formação dos trabalhadores para torná-los aptos às demandas da mundialização do capital. Na área da Educação Física, as novas diretrizes curriculares são o resultado dessas reformas, assumindo o papel de mediar as relações entre a formação e a intervenção do professor. Este artigo, extrato de uma pesquisa bibliográfica e documental fundada no Materialismo Histórico-Dialético, analisou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Assinala-se que esses documentos legais, além de legitimar os interesses da classe social ideologicamente identificada com o capital, tendem a subsumir a formação do trabalhador em Educação Física a essa lógica. |
| Palavras-chave: | Formação do trabalhador em Educação Física Reforma curricular Diretrizes curriculares nacionais Mercado de trabalho |
| País: | Brasil |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17210 |
| Data do documento: | 2013 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
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