Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17195
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do uso de compressão pneumática intermitente na profilaxia de tromboembolismo venoso no Hospital do Subúrbio, Salvador (Bahia, Brasil)
Autor(es): Nascimento, Bianca da Silva Vinagre
Autor(es): Nascimento, Bianca da Silva Vinagre
Abstract: Fundamentação teórica: A ocorrência de TVP assintomática em pacientes recém-admitidos no hospital é rara, devendo-se avaliar a necessidade de screening com Doppler de membros inferiores para implantação de dispositivos mecânicos profiláticos. A importância da profilaxia relaciona-se com o risco de complicações da doença tromboembólica, que podem ser incapacitantes e custosas para a previdência social. Objetivos: Avaliar o impacto do uso da CPI nos desfechos dos pacientes submetidos a esta medida profilática; estimar a as proporções do uso de diferentes métodos profiláticos para Tromboembolismo Venoso nos pacientes admitidos nas UTI do Hospital do Subúrbio; estimar as incidências de desfechos de pacientes admitidos nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital do Subúrbio submetido s algum método profilático para TEV; avaliar a necessidade de realização do Doppler para a implantação da CPI. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo que utilizou dados referentes a fatores de risco e tipo de profilaxia adotada para TEV, além de dados epidemiológicos e de desfechos de prontuários eletrônicos de pacientes com alta das UTI do Hospital do Subúrbio, Salvador (Bahia, Brasil) entre outubro e dezembro de 2013. Analisou-se o uso dos métodos profiláticos e desfechos destes pacientes por meio do programa estatístico SPSS 17.0. Resultados: Dados coletados de 335 pacientes admitidos em UTI do Hospital do Subúrbio: 48,7% eram do sexo masculino; 49,5% eram de médio risco para desenvolver TEV; 56,3% submeteram-se à profilaxia farmacológica exclusiva; 41,2% evoluíram a óbito; e 56,7% apresentaram melhora. Não houve diferença estatisticamente significante de desfechos entre pacientes que utilizaram ou não CPI e somente um paciente foi submetido ao doppler antes da CPI, evoluindo para melhora e alta hospitalar. Conclusões: O uso da CPI não possuiu impacto estatisticamente significante sobre desfechos. O uso de medidas mecânicas foi maior que o relatado na literatura. Houve elevada taxa de mortalidade quando comparada a dados de estudos com pacentes de UTI, no entanto a incidência de eventos tromboembólicos foi baixa. Clinicamente, não houve diferença importante entre pacientes que utilizaram CPI sem realzação prévia do duplex e que foram submetidos a outros métodos profiláticos.
Palavras-chave: Tromboembolismo venoso
Profilaxia
Dispositivos de Compressão Pneumática Intermitente
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17195
Data do documento: 19-Mar-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca da Silva Vinagre Nascimento Copy.pdf810,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.