https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1718
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Abordagem cognitiva em inclusão digital: um estudo infométrico no portal de periódico da Capes de 2002 a 2006 |
Other Titles: | Informação & Sociedade: Estudos |
Authors: | Neves, Barbara Coelho Santos, José Carlos Sales dos Cunha, Neubler Nilo Ribeiro da |
metadata.dc.creator: | Neves, Barbara Coelho Santos, José Carlos Sales dos Cunha, Neubler Nilo Ribeiro da |
Abstract: | Esta comunicação de pesquisa em andamento é fruto dos Estudos da Produção Científica em inclusão digital no Brasil de 1997 a 2007 com enfoque na perspectiva cognitiva. Assim, recortou-se o período que compreende 2002 a 2006, procurando responder o seguinte problema: Quais as regiões que mais publicam artigos científicos em Inclusão Digital abordando uma perspectiva cognitiva na área de Ciência da Informação. O foco da pesquisa visa o levantamento de todos os artigos publicados (na integra) em formato digital, de acesso on-line (internet) recuperados no Portal de Periódicos CAPES, tendo como recorte à área de Ciência da Informação. O objetivo principal foi mapear os artigos de inclusão digital com abordagem cognitiva e tendo como objetivos específicos: verificar o vínculo acadêmico do autor; enquadra-lo em uma região; quantificar os artigos que abordam a inclusão digital com perspectiva cognitiva; quantificar os autores que mais produzem dentro desta perspectiva e os idiomas dominantes. Para tanto, foi aplicado o método de infometria, sendo esta uma pesquisa de caráter exploratório com início quantitativo e aspectos quanlitativos. Apontam-se como alguns dos resultados que são os doutores da região Sudeste os que mais publicam com abordagem cognitiva. |
Keywords: | Ciência da informação Inclusão digital Produção científica Infometria |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1718 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.