Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGorender, Miriam Elza-
dc.contributor.authorSilva, Vitor Martins da-
dc.creatorSilva, Vitor Martins da-
dc.date.accessioned2015-03-17T15:24:27Z-
dc.date.available2015-03-17T15:24:27Z-
dc.date.issued2015-03-17-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17167-
dc.description.abstractO uso do cinema na educação médica tem tido bons resultados e, na maior parte das vezes, a representação de transtornos mentais em obras cinematográficas é bastante fidedigna. Objetivo: avaliar a acurácia do retrato do transtorno depressivo maior em produções cinematográficas e sua aplicabilidade no ensino de psiquiatria. Metodologia: a busca por filmes foi feita com consulta a profissionais de saúde mental e literatura especializada em saúde mental e cinema. As características encontradas em cada filme foram comparadas aos critérios diagnósticos aceitos atualmente. Resultados: “Um grande garoto” mostra a história de Fiona, uma mãe solteira que apresenta um quadro de episódio depressivo marcado por facilidade para o choro, expressão facial apática, anedonia e uma tentativa de suicídio. “Gera ão Prozac” baseado na autobiografia de Elizabeth Wurtzel, estudante de jornalismo que sofre de transtorno depressivo recorrente, caracterizado por abuso de álcool e outras drogas, duas tentativas de suicídio e melhora com terapia antidepressiva. Discussão: Os filmes escolhidos foram muito fidedignos quanto à representação dos sintomas e ambos evidenciaram corretamente a longitudinalidade dos sintomas de transtornos psiquiátricos, mas é fundamental o papel do professor quando da exibição dos mesmos para coordenar os debates entre estudantes. Conclusões: os filmes são uma ferramenta eficaz, interessante e abrangente no ensino de psiquiatria e sua aplicação deve ser associada a debates intermediados pelo professor para maximização de sua eficácia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno depressivo maiopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleAnálise qualitativa de filmes retratando transtorno depressivo maior: o cinema como ferramenta na educação médica em psiquiatriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitor Martins da Silva(1) Copy.pdf443,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.