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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gorender, Miriam Elza | - |
dc.contributor.author | Silva, Vitor Martins da | - |
dc.creator | Silva, Vitor Martins da | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-17T15:24:27Z | - |
dc.date.available | 2015-03-17T15:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17167 | - |
dc.description.abstract | O uso do cinema na educação médica tem tido bons resultados e, na maior parte das vezes, a representação de transtornos mentais em obras cinematográficas é bastante fidedigna. Objetivo: avaliar a acurácia do retrato do transtorno depressivo maior em produções cinematográficas e sua aplicabilidade no ensino de psiquiatria. Metodologia: a busca por filmes foi feita com consulta a profissionais de saúde mental e literatura especializada em saúde mental e cinema. As características encontradas em cada filme foram comparadas aos critérios diagnósticos aceitos atualmente. Resultados: “Um grande garoto” mostra a história de Fiona, uma mãe solteira que apresenta um quadro de episódio depressivo marcado por facilidade para o choro, expressão facial apática, anedonia e uma tentativa de suicídio. “Gera ão Prozac” baseado na autobiografia de Elizabeth Wurtzel, estudante de jornalismo que sofre de transtorno depressivo recorrente, caracterizado por abuso de álcool e outras drogas, duas tentativas de suicídio e melhora com terapia antidepressiva. Discussão: Os filmes escolhidos foram muito fidedignos quanto à representação dos sintomas e ambos evidenciaram corretamente a longitudinalidade dos sintomas de transtornos psiquiátricos, mas é fundamental o papel do professor quando da exibição dos mesmos para coordenar os debates entre estudantes. Conclusões: os filmes são uma ferramenta eficaz, interessante e abrangente no ensino de psiquiatria e sua aplicação deve ser associada a debates intermediados pelo professor para maximização de sua eficácia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno depressivo maio | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.title | Análise qualitativa de filmes retratando transtorno depressivo maior: o cinema como ferramenta na educação médica em psiquiatria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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