Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Freitas, Maria do Carmo Soares de | - |
dc.contributor.author | Minayo, Maria Cecília de Souza | - |
dc.contributor.author | Ramos, Lilian Barbosa | - |
dc.contributor.author | Fontes, Gardênia Vieira | - |
dc.contributor.author | Santos, Lígia Amparo da Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Elizeu Clementino de | - |
dc.contributor.author | Santos, Anderson Carvalho dos | - |
dc.contributor.author | Mota, Sara Emanuela | - |
dc.contributor.author | Paiva, Janaina Braga de | - |
dc.contributor.author | Bernardelli, Tânia Mara | - |
dc.contributor.author | Demétrio, Franklin | - |
dc.contributor.author | Menezes, Isadora | - |
dc.creator | Freitas, Maria do Carmo Soares de | - |
dc.creator | Minayo, Maria Cecília de Souza | - |
dc.creator | Ramos, Lilian Barbosa | - |
dc.creator | Fontes, Gardênia Vieira | - |
dc.creator | Santos, Lígia Amparo da Silva | - |
dc.creator | Souza, Elizeu Clementino de | - |
dc.creator | Santos, Anderson Carvalho dos | - |
dc.creator | Mota, Sara Emanuela | - |
dc.creator | Paiva, Janaina Braga de | - |
dc.creator | Bernardelli, Tânia Mara | - |
dc.creator | Demétrio, Franklin | - |
dc.creator | Menezes, Isadora | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-16T15:14:41Z | - |
dc.date.available | 2015-03-16T15:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1413-8123 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17162 | - |
dc.description | p. 979-985 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo discutir significados sobre alimentação escolar atribuídos por estudantes em escolas públicas na Bahia. Trata-se de compreender aspectos simbólicos associados à alimentação escolar na complexidade do mundo cotidiano da escola. Utiliza-se uma abordagem qualitativa para a compreensão do comer na escola e das noções sobre alimentação saudável, a partir das narrativas orais e escritas desses adolescentes. Os relatos enunciam oposições entre alimentação estranha e familiar e vice-versa. O que é familiar torna-se estranho a depender do tempo/lugar. Citam diversos exemplos de alimentos que são da tradição, mas que se tornam estranhos ou não habituais ao horário. A cultura alimentar dos estudantes requer a obtenção de alimentos em dois momentos: merenda e almoço (ou jantar). Entidades estas que são distintas, não se mesclam e devem estar presentes na escola, pois para estes atores sociais, estudar e comer são necessidades que se complementam. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000400010 | pt_BR |
dc.subject | Significados da alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise de narrativas | pt_BR |
dc.subject | Alimentação saudável | pt_BR |
dc.title | Escola: lugar de estudar e de comer | pt_BR |
dc.title.alternative | Ciência & Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 18, n. 4 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)
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