Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17162
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.contributor.authorMinayo, Maria Cecília de Souza-
dc.contributor.authorRamos, Lilian Barbosa-
dc.contributor.authorFontes, Gardênia Vieira-
dc.contributor.authorSantos, Lígia Amparo da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Elizeu Clementino de-
dc.contributor.authorSantos, Anderson Carvalho dos-
dc.contributor.authorMota, Sara Emanuela-
dc.contributor.authorPaiva, Janaina Braga de-
dc.contributor.authorBernardelli, Tânia Mara-
dc.contributor.authorDemétrio, Franklin-
dc.contributor.authorMenezes, Isadora-
dc.creatorFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.creatorMinayo, Maria Cecília de Souza-
dc.creatorRamos, Lilian Barbosa-
dc.creatorFontes, Gardênia Vieira-
dc.creatorSantos, Lígia Amparo da Silva-
dc.creatorSouza, Elizeu Clementino de-
dc.creatorSantos, Anderson Carvalho dos-
dc.creatorMota, Sara Emanuela-
dc.creatorPaiva, Janaina Braga de-
dc.creatorBernardelli, Tânia Mara-
dc.creatorDemétrio, Franklin-
dc.creatorMenezes, Isadora-
dc.date.accessioned2015-03-16T15:14:41Z-
dc.date.available2015-03-16T15:14:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1413-8123-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17162-
dc.descriptionp. 979-985pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo discutir significados sobre alimentação escolar atribuídos por estudantes em escolas públicas na Bahia. Trata-se de compreender aspectos simbólicos associados à alimentação escolar na complexidade do mundo cotidiano da escola. Utiliza-se uma abordagem qualitativa para a compreensão do comer na escola e das noções sobre alimentação saudável, a partir das narrativas orais e escritas desses adoles­centes. Os relatos enunciam oposições entre alimentação estranha e familiar e vice-versa. O que é familiar torna-se estranho a depender do tempo/lugar. Citam diversos exemplos de alimentos que são da tradição, mas que se tornam estranhos ou não habituais ao horário. A cultura alimentar dos estudantes requer a obtenção de alimentos em dois momentos: merenda e almoço (ou jantar). Entidades estas que são distintas, não se mesclam e devem estar presentes na escola, pois para estes atores sociais, estudar e comer são necessidades que se complementam.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000400010pt_BR
dc.subjectSignificados da alimentação esco­larpt_BR
dc.subjectAnálise de narrativaspt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleEscola: lugar de estudar e de comerpt_BR
dc.title.alternativeCiência & Saúde Coletivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 18, n. 4pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria do Carmo Soares de Freitas.pdf94,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.