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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Manoela Cristina Correia Carvalho da-
dc.contributor.authorChristophe, Mariana da Costa-
dc.creatorChristophe, Mariana da Costa-
dc.date.accessioned2015-03-12T17:28:03Z-
dc.date.available2015-03-12T17:28:03Z-
dc.date.issued2015-03-12-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17151-
dc.description.abstractA audiodescrição (AD) é uma modalidade de tradução intersemiótica que, através de palavras, torna conteúdos visuais acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão. Apesar de sempre ter existido como prática informal, a AD é uma atividade complexa, especialmente no caso da fotografia, que carece de pesquisas e diretrizes específicas. Com a regulamentação do exercício da profissão de audiodescritor pelo Projeto de Lei no5.156 de 2013 a importância da qualificação destes profissionais tornou-se ainda maior. Em vista disso, o presente trabalho visa investigar ADs de fotografias feitas por pessoas com e sem formação na área a fim de verificar como vem sendo realizada a AD de fotografias no Brasil e qual a influência da formação no produto final. Os critérios utilizados para tal surgiram docotejo das orientações para a AD de imagens estáticas presentes nos guias americanos Standards for Audio Description and Code of Professional Conduct for Describers (2007) e Audio Description Guidelines and Best Practices (2009), e no manual brasileiro Orientações para a Descrição de Imagem na Geração de Material Digital Acessível (2012), publicado pelo MEC. A observância de alguns poucos desses parâmetros pôde ser notada no trabalho de pessoas sem formação, porém, a ausência de conhecimento dos princípios elementares da AD e a falta de conhecimento sobre a linguagem fotográfica comprometeram a qualidade do produto final. No trabalho de pessoas com formação, por outro lado, foi possível perceber que, apesar de não existirem regras específicas para a AD de fotografia, o método de descrição apresenta certa uniformidade. Os profissionais mostraram também sensibilidade quanto à linguagem fotográfica e observaram a maioria dos princípios básicos para audiodescrição de fotografias que desenhamos. Concluímos, portanto, ressaltando a importância da formação para aqueles que desejem trabalhar com audiodescrição para que ao público não vidente sejam oferecidas ADs com a qualidade que o mesmo merece.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAUDIO-DESCRIÇÃOpt_BR
dc.subjectACESSIBILIDADEpt_BR
dc.subjectTRADUÇÃO INTERSEMIÓTICApt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIApt_BR
dc.titleTRADUZINDO OLHARES: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO AUDIODESCRITOR NA AUDIODESCRIÇÃO DE FOTOGRAFIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLETRASpt_BR
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

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